2020 foi um ano de superação, afirma presidente do Sindalquim

O presidente do Sindalquim, João Pedro Alves Filho, fez um balanço do ano de 2020. Para ele, mesmo com a crise e pandemia da Covid-19, a entidade conseguiu enfrentar os desafios e superar os obstáculos impostos pelo momento delicado. João Pedro falou sobre os três acordos que negociou no ano, farmacêutico, do etanol e químicos. “Infelizmente não aconteceu como nós queríamos, veio a pandemia, a crise e dificultou muito. Mas conseguimos manter as cláusulas sociais nos três acordos, avançar nos setores farmacêutico e químico e ficamos sempre ao lado do nosso associado. Foi um ano de superação”, afirmou o dirigente que representa milhares de trabalhadores da região.

No início do ano ocorreu a negociação do setor farmacêutico, finalizada antes da pandemia. O setor do etanol não teve a mesma sorte. A negociação foi realizada no auge da crise sanitária. “A partir de março, abril, maio, a situação piorou muito. De repente vieram as medidas do governo e todos começaram a ficar perdidos. Prejudicou muito a negociação. Ainda bem que temos uma base muito forte, os trabalhadores atentos e os empresários que nos respeitam enquanto entidade. Muitas empresas nos procuraram para fazer redução de jornada, mandar trabalhador embora. Seguramos firmes. Mas, avaliando agora, podemos falar que seguimos bem. Mantemos os benefícios, PLR, aumento no ticket alimentação”. Após a negociação do etanol veio a dos químicos, que, na avaliação de João Pedro, foi uma das melhores para os trabalhadores. O setor conseguiu quase 5% de aumento no salário. “Graças ao empenho dos trabalhadores conseguimos avançar. Mais de 70% das empresas do setor químico da região concederam aumento real de salário para os seus trabalhadores”.

O presidente do Sindalquim deixou de fazer a entrega de brindes no Dia dos Pais neste ano, como fez em anos anteriores. Mas foi por uma boa causa. No lugar dos brindes decidiu fazer uma grande ação de entrega de máscaras. Foram entregues mais de 50 mil máscaras para todos os trabalhadores dos três setores, em toda a região de Rio Preto. “Em mais de 20 anos de Sindalquim nunca passei por uma situação dessa. Fomos para as portas das empresas entregar máscaras durante a pandemia. Fizemos essa ação bem pensada para estar ao lado do nosso associado e somos parabenizados até hoje por muitas pessoas. O Sindicato precisa atuar em várias frentes”.

Para finalizar, João Pedro faz um apelo aos trabalhadores. “Foi um ano muito complicado, triste. Muita gente perdeu familiar, amigo, ficou doente. E, infelizmente, a situação ainda está difícil. Esse final de ano vai ser diferente, vai ter festas, mas precisamos ter consciência. Podemos comemorar o Natal, a virada de ano, mas precisamos e devemos manter o distanciamento social para estarmos vivos e podermos participar de outros finais de ano. Vai ser um fim de ano de conscientização, de oração, de reflexão. Vamos deixar para outro dia, quando a situação estiver mais controlada, para nos reunirmos com nossos avós, tios, outros familiares que não os de casa e amigos. Acredito e torço para que em breve toda essa pandemia e crise sanitária possa se acalmar. Um bom Natal e um 2021 maravilhoso para todos. Tenhamos fé e vamos seguir trabalhando”.