Pesquisa revela potencial do açúcar no tratamento de doenças

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 11, nos Estados Unidos mostra que o açúcar pode ter uma propriedade que ajuda no combate à infecções bacterianas. O trabalho foi publicado na revista científica Nature desta semana e demonstra que o açúcar aumenta a eficácia dos antibióticos – o que pode ajudar no combate aos microorganismos conhecidos como “persistentes”. A pesquisa foi liderada pelo pesquisador, James Collins, professor de engenharia biomédica na Universidade de Boston, pesquisador do Instituto Médico Howard Hughes e membro do Instituto Wyss para Engenharia Biológica da Universidade de Harvard.

Segundo a pesquisa, as infecções “persistentes” entram em uma espécie de “hibernação” e o paciente parece estar curado, porém a doença retorna dias depois e se persiste por longo tempo no organismo.

Collins explica que o açúcar adicionado ao antibiótico estimula a bactéria para despertar do seu estado de hibernação, a tornando novamente vulnerável à medicação.

Fonte: Udop, em 12/05/2011