Cana ocupa menos de 3% das terras agricultáveis do país

Não há dúvidas que há espaço para a atividade agrícola no país. O presidente da Unica, Marcos Jank, durante a abertura do Ethanol Summit, ontem em São Paulo fez uma retrospectiva da participação do segmento no país e no mundo. Segundo ele, a área cultivada com cana ocupa menos de 3% das terras agricultáveis.

De acordo com o líder, o etanol de cana brasileiro, por exemplo, representou 6% da produção mundial, em 2010 e só não é maior porque alguns entraves atrapalham o desenvolvimento do biocombustível, entre eles, o protecionismo que faz com que o mercado representa a baixa porcentagem.

Enquanto isso, o setor se preocupa com as questões internas, já que segundo Jank, se o etanol não existisse no país, o brasileiro gastaria cerca de R$ 20 bilhões com o abastecimento de seus veículos nos últimos anos.

Jank afirmou ainda que o setor quer aumentar a produtividade agrícola para também aumentar a produção de etanol. “Em 1970 o setor conseguia produzir 3 mil litros de etanol por ha de cana, hoje já produz 7,5 mil litros por ha, mas o segmento tem potencial para atingir 13 mil litros por ha de cana nos próximos anos. Queremos crescer com sustentabilidade e eficiência”, garante.

Fonte: Udop, em 06/06/2011

Deixe um comentário