Governo quer financiar estocagem de etanol

Na tentativa de evitar que a falta de etanol eleve a inflação, foi apresentada uma medida à presidente Dilma Rousseff para financiar a formação de estoque regulador do produto que garanta a oferta durante um mês.

Com a medida, os distribuidores de etanol obteriam financiamentos a juros mais baixos de bancos públicos federais para formar o estoque.

Atualmente, as distribuidoras do combustível têm capacidade para estocar o produto por apenas cinco dias, o que não garante o abastecimento em períodos de escassez da matéria-prima.

Além do estoque, o governo vai passar a financiar a renovação de canavial somente dos produtores que se comprometam a usar recursos apenas para produção de etanol. Quem produzir açúcar, por exemplo, não terá acesso ao dinheiro fornecido pelos bancos federais.

Estiveram na reunião com Dilma os ministérios da Fazenda, Minas e Energia, Agricultura e Desenvolvimento, Indústria e Comércio. A avaliação é a de que se as medidas não forem adotadas, o cenário de escassez -uma das razões da alta da inflação- se repetirá.

Fonte: Udop, em 21/06/2011