Certificação de usina garante novos mercados para exportação de etanol

A Della Coletta Bioenergia (DC Bio) recebeu pelo segundo ano consecutivo a certificação Greenergy Bioethanol Sustainability Programme, emitido pela Greenergy International Ltd. O representante da empresa inglesa no Brasil, Nelson Ostanello, entregou o certificado nesta quinta-feira, 30 de junho, ao diretor superintendente da DC Bio José Roberto Della Coletta. O diretor executivo da Bioagência, Tarcilo Ricardo Rodrigues, empresa parceira da Della Coletta na comercialização do etanol, também participou do evento.

Desde o início de junho a certificação Greenergy passou a ser reconhecida com outras do tipo pelo Mercado Comum Europeu (MCE), composto por 25 países e tendo outros quatro em processo de integração. “Na prática isso significa que a partir da próxima certificação, a Della Coletta Bioenergia poderá comercializar seu etanol não mais só com o Reino Unido, mas com todos esses países que formam o mercado”, explica Nelson Ostanello.

No País apenas 25 usinas possuem essa certificação dentro de um universo de quase 500 empresas espalhadas por todo território nacional.

Para o diretor superintendente da DC Bio a renovação dessa certificação, mais uma vez comprova o compromisso da empresa em crescer de maneira sustentável, respeitando o Meio ambiente e o trabalho de cada colaborador. “E importante ressaltar que este trabalho é um mérito de todos os nossos funcionários, uma vez que são eles que estão diretamente envolvidos, muito embora seja um compromisso de todos e uma diretriz da empresa. Principalmente porque a cada ano as exigências das empresas internacionais que fazem a auditoria são ainda maiores. Conseguir esta renovação significa que a empresa esta no caminho certo, haja vista que na próxima renovação, segundo Ostanello, estaremos certificados para atender toda a Comunidade Européia.”

Passo a passo

Para renovar essa certificação a Della Coletta Bioenergia passou no final 2010 por uma consultoria e por uma auditoria encomendada pela Greenergy, que avaliou todos os pontos para ver se existe algo que esteja em desconformidade com o que é exigido.

Em seguida foi feita a certificação onde uma auditoria é realizada por uma empresa terceirizada. Os auditores permaneceram durante três dias na empresa conferindo in loco tudo o que foi apresentado pela empresa requerente.

A DC Bio possui também desde o final do ano passado, o registro da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (Environmental Protection Agency – EPA, na sigla em inglês), necessário para que a empresa exporte seu etanol para o maior mercado consumidor do mundo: o norte-americano. Em ambos os casos ela foi uma das pioneiras a ser certificada.

A Greenergy no momento é a maior distribuidora de combustível do Reino Unido (Inglaterra), distribuindo cerca de 10 bilhões de litros de combustível entre gasolina, diesel e outros derivados do petróleo. “Cerca de 70% do diesel de Londres é distribuído pela Greenergy”, afirma Nelson Ostanello

Fonte: Udop, em 01/07/2011