Combustíveis vão voltar a ter aumento

O percentual médio ainda não é sabido, mas uma coisa é certa: o preço do etanol nas bombas do Ceará deverá aumentar ainda mais nos próximos dias, mesmo fora do período de entressafra da cana-de-açúcar. E mais: dependendo do impacto da majoração, a gasolina também pode ser afetada. É o que afirma o presidente do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Ceará (Sindipostos), Guilherme Meireles, informando que, em seu posto já houve aumento de 8% no preço do etanol.

Justificativa

O motivo para a inflação no setor, justifica, é a queda na produtividade da safra. “O etanol já subiu 8% na semana passada para o revendedor. E, hoje, estão vendendo ao mesmo preço que repasso nos postos. Até agora, estou segurando o valor porque tenho estoque, mas, assim que acabar, vou ter que repassar o aumento para o consumidor”, explica Meireles, mostrando uma situação comum aos demais revendedores de combustíveis. Segundo ele, é possível que, a partir de hoje, as distribuidoras já estejam repassando um valor majorado aos revendedores do Estado. Abastecer o veículo com álcool em Fortaleza, atualmente, não está sendo a opção mais econômica. De acordo com levantamento da Agência Nacional de Petróleo (ANP), referente à ultima semana, o litro do etanol mais em conta entre os 73 postos pesquisados na Capital estava sendo comercializado a R$ 1,93, enquanto que a gasolina mais barata, no mesmo período, estava a R$ 2,57. Ou seja, o álcool representava 75% do valor da gasolina, quando deveria custar até 70%, para ser considerado vantajoso. Mas o etanol já era encontrado em muitos postos ultrapassando a marca dos R$ 2,00 chegando a ser vendido a R$ 2,19. E a tendência é que este preço máximo alcance, neste mês, valores ainda mais elevados. “O álcool hoje é procurado basicamente por donos de veículos que não possuem carros flex, que não têm outra opção. Quem tem carro flex está optando pela gasolina, que ainda não sofreu o reflexo da alta no álcool. Mas, continuando desse jeito, vai acabar a gasolina, já que o Brasil não tem capacidade de refino suficiente para suprir este aumento da demanda”, analisa o presidente da entidade.

A avaliação de Meireles já encontra reflexo no que vem sendo divulgado no Sudeste. Em Brasília, os usineiros já avisam que o preço do etanol subirá 19% em julho, o que puxará, inevitavelmente, o valor da gasolina. A razão para isso seria a demanda maior que a oferta.

Com um aumento de quase 20%, o preço da gasolina passaria a custar 5% mais caro.

O presidente do Sindipostos-CE diz não haver nenhuma indicação de um aumento tão significativo, mas, caso a inflação seja de 8%, como foi na semana passada, isso já puxaria um acréscimo de 2% na gasolina. O impacto do preço do álcool na gasolina se justifica pelo fato de que o litro desta é vendido nos postos contendo 25% de etanol

Fonte: Diário do Nordeste, em 01/07/2011