ALL cria empresa para atuar em carga rodoviária

A América Latina Logística (ALL), que detém a maior malha ferroviária do País, anunciou ontem a criação de uma nova empresa de transporte rodoviário em parceria com a Ouro Verde Transporte. A companhia, chamada de Ritmo Logística, nasce a partir da fusão de ativos das duas empresas e terá faturamento de quase R$ 300 milhões.

“Nosso objetivo é explorar os negócios rodoviários, especialmente aqueles que estão no entorno da ferrovia”, afirma o presidente da ALL, Paulo Basílio. Segundo ele, há algum tempo a empresa vinha detectando o forte potencial do modal rodoviário e, por isso, decidiu se associar a uma empresa que conhece bem o negócio para acelerar o crescimento das atividades.

Na busca por um parceiro, encontrou a Ouro Verde, uma empresa criada há 38 anos, no Paraná, e que faturou R$ 169 milhões no ano passado. No negócio, a empresa ficará com 35% do capital da Ritmo e a ALL, com 65%. “Temos muito que agregar a essa nova empreitada”, afirma o diretor superintendente da Ouro Verde, Karlis Kruklis.

A Ritmo Logística terá uma gestão separada da ALL e da Ouro Verde. No comando da companhia, de 750 funcionários, estará Marcelo Mokayad, que será assessorado por diretores de operações intermodais e de operações rodoviárias. A primeira diretoria será comandada pela ALL e a segunda, pela Ouro Verde.

Missão. O diretor-presidente da nova companhia terá a missão de multiplicar por cinco o faturamento da empresa nos próximos cinco anos. Para isso, vai apostar especialmente no agronegócio, no transporte de grãos, açúcar e etanol. “Vamos manter a carteira atual de clientes (focada no transporte de produtos industrializados) e crescer em cima dela”, destacou Mokayad.

Pelos cálculos dos executivos, a Ritmo Logística estará movimentando até 2016 algo em torno de 10 milhões de toneladas por ano. Mokayad afirma que a empresa não vai abrir mão de nenhum tipo de negócio. Vai explorar tanto viagens de longo percurso como as de curto percurso, entre a fazenda e a ferrovia, por exemplo. “Faremos transporte de 1.000 km e de 100 km.”

Para acompanhar o crescimento projetado, a Ritmo Logística fará investimentos de R$ 150 milhões nos próximos dois anos. Todo o dinheiro será aplicado na expansão da frota atual, formada por 700 equipamentos. Serão adquiridos mais 1.000 carretas, bi-trens, rodotrens, tanques e basculantes, além de cavalos mecânicos. “Nosso objetivo é se tornar uma das três maiores companhias de transportes do País”, destaca o diretor-presidente da Ritmo, que terá um longo caminho pela frente.

Com a fusão, a empresa deverá ficar entre as 10 maiores do País. “Nosso foco é ser um provedor de soluções logísticas diferenciadas, de qualidade e custo competitivo, num mercado potencial de 40 milhões de toneladas no entorno da ferrovia.”

Fonte: Udop, em 01/07/2011