Programa de qualificação para trabalhadores de usinas chega a Rio Brilhante

Com objetivo de aperfeiçoar a mão-de-obra do setor sucroalcooleiro, o Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação do Trabalho (Funtrab), Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul) e outros parceiros, realizam no dia 30 de junho, o lançamento do Plano Nacional de Qualificação para o Setor Sucroalcooleiro (PLANSEQ), na cidade de Rio Brilhante (MS).

Na primeira etapa do programa serão oferecidos os cursos de Processo Industriais e de Eletricista Automotivo. A expectativa é de 60 alunos participantes, todos colaboradores da LDC-SEV, Usinas Rio Brilhante e Passa Tempo. Na próxima etapa, a undiade de Maracaju, da LDC-SEV, também será beneficiada.

“A qualificação é o grande desafio, já que 70% das vagas dos cursos serão preferencialmente destinadas aos trabalhadores que perderiam seus postos de trabalho, devido à mecanização da colheita”, explica o gerente da Biosul, Paulo Aurélio Arruda de Vasconcelos.

Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar – O termo foi assinado em junho de 2009 por empresários do setor, trabalhadores e o Governo Federal. Segundo Hollanda, já era integralmente praticado nas usinas de MS e continua sendo seguido até hoje nas unidades produtoras do Estado. Em contrapartida, o Governo Federal criou o PlanSeQ Sucroalcooleiro, com o objetivo de profissionalizar cerca de 1800 pessoas em MS.

Segundo informações da Funtrab, a primeira etapa atenderá 897 trabalhadores de 16 municípios. São 13 cursos de qualificação profissional, tais como de operador de máquina, de colheitadeira, tratorista, eletricista, entre outros, executados pelo Instituto de Ensino Afonso Linares Prado (Sealp).

Parceiros – Além da Biosul, a iniciativa é também desenvolvida em MS por meio do Instituto Afonso Linares Prado (Sealp) – organização sem fins lucrativos que atua na área educacional e de capacitação profissional, Sindicato dos Trabalhadores da Indústria, CIAT (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador) e Prefeitura Municipal.

Sobre a Biosul – A Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul, que surgiu em dezembro de 2008, reflete o aumento de importância do Estado no cenário nacional da cana-de-açúcar e seus derivados. Resultado da junção de três sindicatos tem como características a gestão profissional e associativista e sua criação coincidiu com o momento de expansão do setor. Toda a produção de cana moída do MS está ligada a Biosul, que conta com 24 associadas – 20 unidades de operação, quatro em fase de implantação. Para mais informações, visite os sites www.biosulms.com.br.

Fonte: Udop, em 01/07/2011