Percentual de etanol na gasolina é mantido em 25% pelo governo

Na última quarta-feira (27), o governo decidiu manter em 25% o percentual de etanol anidro adicionado à gasolina. "Chegamos à conclusão de que as providências que têm sido tomadas fizeram com que o mercado esteja estável. Não há desabastecimento de etanol nem de gasolina", declara o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

A decisão foi tomada, conforme informou a Agência Brasil, depois de uma reunião com integrantes dos ministérios de Minas e Energia; da Fazenda; da Agricultura; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, além da Petrobras e da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível).

Um novo encontro está marcado para o próximo dia 30 de agosto, quando será decidido se a mistura será alterada. Se houver alguma modificação, ela passará a valer no final de setembro.

Facilidades
Lobão também anunciou que será concedido um financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e do Banco do Brasil para produtores e distribuidores de etanol que quiserem estocar o produto.

"O governo tomou a decisão de facilitar o investimento dos produtos e estimular o máximo possível a ampliação das plantas de produção de etanol do país", destacou. Para isso, será publicada nos próximos dias uma MP (Medida Provisória).

Outra medida para ampliar a produção do combustível é o aporte de US$ 4,1 bilhões para a Petrobras Biocombustíveis nos próximos três a quatro anos, a partir de 2012. Hoje, ela produz cerca de 5% de todo o mercado brasileiro e a intenção do Governo é que passe para 12%.

 

Deixe um comentário