PASSAM DIAS, SEMANAS, MESES E ANOS, MAS A USINA C.B.A.A., DE ICÉM-SP, CONTINUA A MESMA

PASSAM DIAS, SEMANAS, MESES E ANOS, MAS A USINA C.B.A.A., NO MUNICÍPIO DE ICÉM-SP. CONTINUA A MESMA NÃO RESPEITA OS SEUS TRABALHADORES!

Apesar de estar em plena moagem, a Companhia Brasileira de Açúcar e Álcool – CBAA continua desrespeitando o trabalhador, insistindo em atrasar vergonhosamente o pagamento do adiantamento salarial e do salário. O adiantamento salarial de junho/08, que deveria ter sido pago no dia 20 de junho, até a presente data não entrou na conta corrente do trabalhador, mas com certeza, as contas de água, luz, telefone, mercado e outras tantas já bateram às portas desses pais e mães de famílias, aguardando a “generosidade” da empresa em pagar a contraprestação pelo trabalho suado prestado por todos eles.

O pior é que isso vem ocorrendo há muito tempo e sempre com promessas de que tudo vai melhorar. Primeiro o trabalhador teve que esperar a venda de outras usinas do grupo para ter sua situação regularizada. As usinas foram vendidas e nada melhorou. O FGTS continua sem depósitos e os salários continuam atrasados. Depois veio a promessa de mudança com o início da moagem. A empresa está moendo, o trabalhador fazendo a sua parte, mas tudo continua igual.

O salário do mês de junho deveria ter sido pago no dia 04, mas até dia 07, tudo o que trabalhador ouviu são apenas promessas enganosas e distorcidas, não sabendo assim quando receberá o seu sofrido salário.

O Sindicato representa mais de 20 usinas em sua base territorial e todas pagam em dia o adiantamento salarial e os salários de seus empregados. Somente a CBAA insiste em não valorizar o seu principal patrimônio, ou seja, o TRABALHADOR que não tem medido esforços em executar de forma bem feita o seu trabalho, muitas vezes com a cabeça a mil, pensando em como pagar suas contas, pois não recebe seu salário no dia certo, mas continua trabalhando com a mesma dignidade de sempre e sem poder reclamar, pois mesmo não cumprindo com suas obrigações, a empresa ACHA que tem razão.

Esperamos que a empresa se conscientize e passe a valorizar OS SEUS TRABALHADORES e que não meça esforços para regularizar a situação dos contratos de trabalho.

O Sindicato, por sua vez, continuará fazendo valer a confiança que os trabalhadores têm depositado na entidade e buscando de todas as formas possíveis chegar a uma solução adequada para os seus representados.

Não é a toa que a cada atraso de adiantamento salarial ou pagamento de salário, além dos demais direitos do trabalhador, o Sindicato tem requerido a realização de Mesa Rendonda na Gerência Regional do Trabalho e Emprego de São José do Rio Preto (antiga Sub Delegacia do Trabalho).

O trabalhador não deve esquecer que o ACORDO COLETIVO DE TRABALHO estabelece uma MULTA DIÁRIA pelo atraso do adiantamento salarial e do salário, no valor de 4% sobre o salário normativo, o que em números de hoje representa R$ 29,04 (vinte e nove reais e quatro centavos) por dia.

Para finalizar, o SINDICATO quer deixar bem claro que nenhum preposto da empresa está autorizado a falar em seu nome, sendo que qualquer MENTIRA dita em nome do Presidente ou Diretores da Entidade poderá gerar PROCESSO CRIME contra quem o praticar.