Holanda começa a vender gasolina com álcool brasileiro

A Holanda começou a vender álcool brasileiro pela primeira vez nesta semana, depois que uma empresa desenvolveu tecnologia que permite o uso do álcool hidratado –o tipo produzido no Brasil– misturado à gasolina.

A mistura, conhecida como hE15 biosuper, inclui um porcentual de 15% de álcool brasileiro à gasolina.

Cerca de seis ou sete postos de gasolina já oferecem uma mistura de álcool considerada menos poluente, mas normalmente ela inclui com uma proporção de apenas 6% proveniente de beterraba e outros produtos produzidos na Europa.

A rede de abastecimento TankService Damsigt começou a oferecer a mistura em quatro postos de gasolina na Holanda, e pretende expandir a venda para 165 postos em dois anos.

Há também planos de expandir a venda em postos na Bélgica e Alemanha.

Biocombustível brasileiro

O álcool brasileiro começou a ser vendido na Holanda apesar de o país ter a tarifa mais alta de importação para o produto dentro do bloco europeu.

Mas com a tecnologia desenvolvida pela hEblendsB.V, o litro do hE15 biosuper chega ao consumidor a um preço de 1 centavo de euro mais barato do que o preço da gasolina tipo Euro 95.

O álcool brasileiro só pôde ser usado depois que uma pesquisa das empresas HE Blends BV e Design Process Center comprovou que maiores quantidades de água podem ser deixadas no álcool utilizado na mistura à gasolina.

Fonte: Folha de SP, em 09/07/2008