Brasil e Japão acertam cooperação no setor de biocombustíveis

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro japonês, Yasuo Fukuda, acertaram nesta quarta-feira aumentar sua cooperação econômica para a produção de biocombustíveis em uma reunião realizada à margem da cúpula do G8 em Toyako, norte do Japão.

Segundo um funcionário do ministério das Relações Exteriores do Japão que estava presente na reunião, o primeiro-ministro disse que os dois países cooperarão mais na área de desenvolvimento do álcool proveniente da celulose.

Foi uma resposta ao presidente Lula, que disse que os biocombustíveis são uma área potencial onde o Japão e o Brasil podem desenvolver uma boa cooperação econômica, acrescentou.

O Brasil é o segundo produtor mundial de álcool atrás dos Estados Unidos, usando a cana-de-açúcar como produto. Lula promoveu ativamente seu uso em sua participação como convidado da cúpula do G8 (grupo formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália, Japão e Rússia).

Os biocombustíveis podem servir para lutar contra o aquecimento global ao reduzir as emissões de gases de efeito estufa gerados por combustíveis fósseis, mas vários especialistas advertem que sua produção pode elevar o preços dos alimentos, argumento que o Brasil nega taxativamente.

Fonte: Folha de SP, em 09/07/2008

Deixe um comentário