Químicos conquistam reajuste de mais de 10% no piso e de 9% nos demais salários

Dirigentes da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Fequimfar) e sindicatos filiados, entre eles, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e Região (Sindalquim), assinaram, nesta quarta-feira (09/11/2011), a Convenção Coletiva dos Trabalhadores do setor químico, com vigência retroativa de 1º de novembro de 2011 até 31 de outubro de 2012 (a data-base da categoria é 1º de Novembro). Os químicos conseguiram reajuste de 9%, que representa 2,04% de aumento real pelo INPC; piso salarial de R$ 980,00 (reajuste de 10,11%) que representa 3, 07% de aumento real pelo INPC e PLR de R$ 730,00 (reajuste de 10,64%) que representa 3,53% de aumento real pelo INPC.

A assinatura da Convenção foi realizada na sede da Fequimfar, em São Paulo, com a presença da bancada dos trabalhadores, representada por dirigentes, além de representantes patronais do Grupo CEAG-10 da FIESP. "Continuamos a nossa luta com os companheiros para representá-los sempre da melhor maneira. Foi uma importante conquista, um aumento significativo para a categoria. Quero agradecer todos os trabalhadores que se unem a cada campanha salarial para conseguir sempre um bom acordo para todos", afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes.

Edson Dias Bicalho, secretário geral da Fequimfar, também parabenizou todos os sindicatos e dirigentes químicos pela mobilização da categoria na campanha deste ano. "Mais uma vez os trabalhadores foram contemplados pela luta da Federação e de seus Sindicatos filiados, junto às mobilizações dos trabalhadores, e nas paralisações e manifestações nas portas das empresas, para conscientização de toda categoria frente a vitoriosa Campanha Salarial e Social desse ano".

A Fequimfar e seus 33 sindicatos filiados representam mais de 115 mil trabalhadores em todo o Estado de São Paulo nos segmentos químico, plástico, fertilizantes, abrasivos, cosméticos, tintas e vernizes, entre outros.