Diretoria do Sindalquim participa de seminário de capacitação

Os diretores do Sindalquim – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e Região participam nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2011 de seminário de capacitação com a consultora em educação e ação social, Maria Angélica Lourenço. O curso "Itinerário Formativo" é ministrado na sede do Sindalquim, em Rio Preto, e visa capacitar os dirigentes sindicais para os desafios que a rotina exige. "Nosso objetivo é despertar o autoconhecimento para provocar a evolução de cada um", contou a especialista Angélica, que já foi dirigente sindical por vários anos.

 

Durante os três dias, os dirigentes participam de palestras e trabalhos em grupo e realizam simulações cotidianas, como negociação com o setor patronal e comunicação em público. O especialista em comunicação estratégica e negociação sindical, Ricardo Craveiro, também falou com os diretores do Sindalquim. "Existem maneiras de se falar e se portar em público e diante de um empresário que o dirigente sindical precisa saber. A comunicação é peça fundamental na vida do dirigente", afirmou Craveiro.

 

Para o diretor de recursos humanos do Sindalquim, Cléber Antonio de Souza, que trabalha na Moema, em Orindiúva, a capacitação se faz ainda mais necessária nos dias atuais. "Quem não se qualificar vai ficar para trás e isso vale para todos. O mercado é cruel e não é porque somos do sindicato que não vamos nos qualificar. Ai sim que precisamos estar ainda mais preparados para brigar em igualdade com os patrões na hora de negociar um salário melhor", afirmou Souza que ficou satisfeito pela conquista, neste ano, por ter um dos melhores acordos de nossa base para os trabalhadores do Grupo Bunge – Moema.

 

O vice-presidente do Sindalquim, João Pedro, funcionário da Alcoeste, de Fernandópolis, já participou de vários seminários de capacitação. Mas faz questão de participar de todos que pode. Segundo ele, sempre se aprende algo novo.   "Para nós, dirigentes sindicais, quanto mais bagagem adquirimos melhor. São informações muito importantes que usamos no nosso dia-a-dia", disse o dirigente que é diretor do Sindalquim há 13 anos.

 

O presidente do Sindalquim, Almir Fagundes, concorda com João Pedro e vai mais além. Diz que vivemos num capitalismo selvagem. "As empresas sempre vão buscar diminuir gastos, pagar valores menores para os trabalhadores, retirar benefícios e nós, como representantes deles, precisamos estar atentos e preparados, e cursos como esse que estamos participando dão boas dicas de como enfrentar esses problemas".

Deixe um comentário