Congresso discute setor sucroenergético na visão das mulheres

Segundo a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) a cadeia da agroindústria canavieira gera aproximadamente 4,5 milhões de empregos diretos e indiretos. O Relatório de Sustentabilidade da Unica aponta que uma usina padrão tem, em média, 403 cargos, que vai desde trabalhos manuais até funções altamente qualificadas. Porém, as mulheres ocupam uma pequena extensão nesse universo canavieiro, dados apresentados no Relatório mostram que a presença feminina na área agrícola é de 8% e no setor industrial somado ao administrativo a participação é de 11%.

Mas os canaviais estão cada vez mais mecanizados, a indústria automatizada e as práticas de produção mais sustentáveis. Essa evolução está abrindo às portas das usinas para as mulheres. Elas trocaram o podão pelo joystick das colhedoras de cana, pilotam rodotrens, dão o start na indústria, cuidam das finanças da empresa, analisam o mercado, desenvolvem pesquisas e coordenam a gestão da usina. A necessidade do setor por mão de obra especializada é um motivo a mais para a contratação de mulheres, pois elas estão se qualificando mais que os homens. Segundo estudo realizado pela International Business Center da Grant Thornton Brasil, mais de 55% das brasileiras possuem qualificação. De acordo com dados do IBGE, em 2011, entre a População Economicamente Ativa (PEA) a presença feminina com nível superior ultrapassou a masculina e atingiu 53,6%.

A qualificação profissional e as oportunidades do mercado de trabalho na agroindústria canavieira para as mulheres estão entre os temas que serão debatidos no Congresso Cana, substantivo feminino – o setor sucroenergético na visão das mulheres – que acontece em 22 de março, em Ribeirão Preto, SP.

O Congresso é organizado pela Paiva & Baldin Editora e conta com o apoio e patrocínio de empresas e entidades do setor, entre elas a UDOP – União dos Produtores de Bioenergia.

A jornalista Luciana Paiva, diretora da Paiva & Baldin Editora, salienta que o congresso reunirá como debatedoras mulheres que se destacam no setor em várias áreas de atuação, como a agrícola, indústria, mercado, finanças, sustentabilidade, pesquisas e representação de classe. Entre elas está – Vanessa Olivieri, coordenadora de Treinamento da UDOP, que participará do painel: Atuação das mulheres na gestão, mercado e liderança de classe.

Segundo a jornalista Luciana Paiva, o evento Cana, substantivo feminino além de homenagear as mulheres que contribuem para a evolução do setor, será um evento técnico, um dia de debates entre mulheres profissionais que analisarão as diversas áreas do universo sucroenergético, levantando soluções para a sua sustentabilidade.

A jornalista complementa que o objetivo é mostrar que o setor só tem a ganhar com a maior integração entre homens e mulheres, pois, as diferenças levam ao equilíbrio. "Os homens serão muito bem-vindos ao encontro. As mesas de debates serão formadas apenas por mulheres, mas haverá troca de ideias com o público, que incluirá os homens."

Cana, substantivo feminino acontece em 22 de março, de 2012, das 8h30 às 20h30, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, localizado à rua Bernardino de Campos 999. O público-alvo é formado por executivas e executivos do setor sucroenergético e de setores afins. A entrada é gratuita, mas com convites e inscrições antecipadas.

Acompanhe a programação completa do evento nos próximos dias clicando no banner Cana – Substantivo Feminino do portal UDOP.

Mais informações e inscrições pelo e-mail: lurp10@hotmail.com ou pelos fones (16) 36274502