Reduzida a adulteração de combustível em SP

A Força-Tarefa contra Combustível Adulterado se reuniu na semana passada para definir ações de impacto relacionadas às vistorias em postos de combustíveis. A organização atua há quatro anos na cidade e já reduziu quase que totalmente o índice de adulteração de combustível. Anteriormente, a cada quatro postos vistoriados, um apresentava adulteração de combustível.

Hoje, a adulteração ou fraude é observada a cada 100 postos vistoriados. O principal objetivo é combater as fraudes encontradas nos equipamentos dos postos, uma delas conhecida como volumetria, fraude que altera o fluxo do combustível nas bombas. O objetivo de afinar as ações de vistoria reuniu representantes da Prefeitura de São Paulo, do Governo do Estado, do Instituto de Pesos e Medidas, da Agência Nacional do Petróleo, do Procon, da Anatel, do Sindicato Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo e das principais distribuidoras de combustível do País.

A ideia da reunião foi estimular a interação entre os participantes, com o objetivo de coibir a venda pelas distribuidoras aos postos que apresentaram fraudes. Os alvarás e as autorizações emitidos pelos órgãos competentes deverão ser checados pelas distribuidoras antes da venda do combustível. Assim, as distribuidoras não venderão combustível para fraudadores que não tiverem as documentações regularizadas.

O trabalho conjunto tem apresentado resultados, como o sucesso da força-tarefa. Anteriormente, eram comercializados na cidade de São Paulo cerca de 1,8 bilhão de litros de gasolina adulterada. Desde maio de 2007, foram vistoriados 2.769 postos na cidade e atualmente há 363 postos interditados por adulteração de combustível.