Preço do etanol nos postos cai em 16 estados e no Distrito Federal

Os preços do etanol hidratado praticados nos postos brasileiros recuaram em 16 estados e no Distrito Federal e subiram em 7 estados, de acordo com dados coletados pela Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na semana que termina hoje. Os preços permaneceram estáveis no Amazonas, Pará e Roraima. No período de um mês, os preços do etanol recuaram em 15 estados e no Distrito Federal e registram alta em 11 estados.

Em São Paulo, maior estado consumidor, as cotações caíram 1,12% na semana. No período de um mês, as cotações do etanol registram queda acumulada de 3,65% nos postos paulistas. A maior alta semanal foi verificada em Tocantins, de 1,21%. A maior queda semanal foi verificada em Goiás, de 1,50%.

O preço médio do etanol em São Paulo ficou em R$ 1,848 por litro ante R$ 1,869 na semana anterior. No Paraná, o preço médio ficou em R$ 2,001 (R$ 2,020 na semana anterior). No período de um mês, a maior queda foi verificada em São Paulo, onde a cotação média recuou 3,65%. A maior alta mensal foi verificada no Amapá, de 3,67%.

Na média de preços do Brasil, a gasolina segue mais competitiva que o etanol, de acordo com a ANP. Em relação à média do preço da gasolina no País, que foi de R$ 2,736 por litro, o preço do etanol é competitivo até R$ 1,9152 por litro. Como o preço médio do etanol no Brasil está em R$ 2,009, os preços da gasolina estão 4,66% abaixo do ponto de equilíbrio.

No Brasil, o preço mínimo registrado para o etanol foi de R$ 1,49 por litro, no Estado de São Paulo. O preço máximo foi de R$ 2,99 por litro registrado no Pará. Na média de preços, o menor preço médio foi R$ 1,848 por litro, registrado em São Paulo, e o maior preço médio foi registrado em Roraima, a R$ 2,518 por litro.

São Paulo

Os preços do etanol nos postos de combustíveis voltaram a ser competitivos nos estados de São Paulo e Goiás, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) referentes à semana que termina hoje, compilados pelo AE-Taxas. Nos demais 24 estados brasileiros e no Distrito Federal, a gasolina segue mais competitiva.

O preço médio da gasolina no Estado de São Paulo está em R$ 2,642 por litro, o que torna o etanol hidratado competitivo na região até R$ 1,8494. Na média da ANP, o preço do etanol em São Paulo ficou em R$ 1,848 por litro, 0,1% abaixo do ponto de equilíbrio entre gasolina e etanol, o que torna o etanol mais competitivo. Na semana, os preços do etanol caíram 1,12% nos postos no Estado de São Paulo, acumulando uma queda de 3,65% no período de um mês.

A vantagem do etanol é calculada considerando que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% do poder nos motores à gasolina. No cálculo, são utilizados valores médios coletados em postos em todos os estados e no Distrito Federal. Quando a relação aponta um valor entre 70,00% e 70,50%, é considerada indiferente a utilização de etanol ou de gasolina no tanque de combustível.

Segundo o levantamento, em São Paulo, o preço do etanol está em 69,95% do preço da gasolina (até 70% o etanol é competitivo). Em Goiás, a relação é de 69,82% e em Mato Grosso de 76,31%. Em Tocantins, a relação é de 74,05% e no Paraná de 74,33%. A gasolina está mais vantajosa principalmente em Roraima(preço do etanol é 89,61% do valor da gasolina) e no Piauí(+88,32%).