Etanol cai para até R$ 1,877 em Rio Preto

Abastecer o carro com etanol voltou a ser vantajoso em Rio Preto, dependendo do posto de combustível. Desde ontem, é possível observar um movimento de queda nos preços do álcool em alguns estabelecimentos em diretentes regiões da cidade. O menor valor observado ontem pelo Diário foi R$ 1,877, mas também foi observada a venda por R$ 1,899. Outros estabelecim,entos mantinham os preços antigos, entre R$ 1,929 e R$ 1,999.

O etanol é competitivo em relação à gasolina quando seu preço equivaler a 70% do valor do derivado de petróleo. Considerando o preço médio da gasolina, R$ 2,770, de acordo com o último levantamento da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e o menor valor observado ontem, R$ 1,877, o etanol está mais competitivo. A este valor, a gasolina passa a ser melhor opção quando o álcool chega ao patamar de R$ 1,938.

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sincopetro) de Rio Preto, Roberto Uehara, o movimento de queda de preços é ocasional e não deve permanecer. "Não há sobra de produto e também há previsão de quebra da safra." O último levantamento da ANP já mostra redução nos preços do etanol em Rio Preto. Entre 22 e 28 de janeiro, o litro tenha o preço médio de R$ 1,980. Na semana seguinte, de 29 de janeiro a 4 de fevereiro, o valor médio baixou para R$ 1,969.

A redução de preços ao consumidor se deve à queda no consumo do etanol no País em função da perda de competitividade em relação à gasolina. "O consumo está depreciado. Por isso, o mercado opera em queda", afirmou Sérgio Prado, representante da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) em Ribeirão Preto. Segundo Prado, no ano passado, o consumo de etanol no País era de cerca de 2,1 bilhões de litros por mês, enquanto agora não passa de 1,4 bilhões de litros. "Essa queda não deve significar uma tendência que vai permanecer por muito tempo se o consumo voltar a crescer", disse.

Isso porque, embora a expectativa seja de uma safra melhor neste ano – os dados oficiais devem ser estimados apenas em março -, a oferta do combustível é reduzida diante da quantidade de carros flex rodando no País. "E a tendência de vendas é de aumento." O Indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado no Estado de São Paulo revela uma redução de 11,9%. O valor do litro passou de R$ 1,2240, entre 9 e 13 de janeiro, para R$ 1,0776, entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro.