Sindalquim e Fequimfar dão início à campanha salarial do setor farmacêutico

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e Região ao lado da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo deu início à campanha salarial do setor farmacêutico. No último dia 2 deste mês, na cidade de Botucatu, os diretores Oscar Pereira da Silva, Nilson Fagundes, Cléber Antonio de Souza e Ilson Aparecido Martins representaram o Sindalquim no Seminário de Negociação Coletiva do setor farmacêutico, realizado nas dependências do Sindicato dos Químicos de Botucatu. Dirigentes e lideranças sindicais de todas as regiões do Estado de São Paulo marcaram presença.

Entre as principais reivindicações da categoria estão: reajuste salarial de 5% de aumento real + INPC (inflação do período), piso salarial de R$ 1.200,00, PLR no valor de 2 salários normativos e acesso gratuito aos medicamentos para os trabalhadores e seus familiares. "O faturamento das indústrias farmacêuticas foi de mais de 15% no último ano no Brasil. As indústrias faturam mais de R$ 40 bilhões por ano, ou seja, os valores do setor são bem altos. Então, só queremos que parte disso seja destinado ao trabalhador", afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Aparecido Fagundes.

O Seminário marcou o início da Campanha Salarial e Social da Categoria, possibilitando uma avaliação criteriosa e a discussão de uma série de dados e números referentes ao setor. Foi elaborada também uma pré-pauta de reivindicações dos trabalhadores e estratégias para a negociação com o setor patronal. A data-base do setor farmacêutico é 1º de abril.