Já vale a pena trocar gasolina por etanol em SP

Depois de ficar esquecido por um bom tempo pelos motoristas de carros flex, o álcool volta a ser atraente na hora de parar no posto de combustível. De acordo com levantamento feito pela ANP (Agência Nacional de Petróleo), o preço do produto caiu e agora é mais vantajoso abastecer com o etanol do que com a gasolina no estado de São Paulo.

Abastecer o carro com etanol é vantajoso quando o álcool custa menos do que 70% do preço da gasolina. Para fazer a conta, basta multiplicar o preço da gasolina por 0,7. Se o resultado for inferior ao preço do álcool oferecido pelo posto, é mais vantagem abastecer com o etanol. A regra leva em conta o fato de o consumo de gasolina ser menor do que o de álcool

Preço médio no estado de SP

Gasolina – R$ 2,642
Etanol – R$ 1,848
Diferença de 69,95%

Segundo a ANP, o preço médio do litro de etanol nos postos paulistas é de R$ 1,848, ou seja, 69,95% dos R$ 2,642 cobrados pela gasolina. Segundo economistas, o abastecimento com álcool compensa quando o preço do produto é inferior a 70% do valor da gasolina. A pesquisa da ANP mostrou ainda que muitos postos cobram valores abaixo do preço médio do etanol no estado.

Para José Alberto Paiva Gouveia, presidente do Sincopetro (Sindicato dos Postos de Combustíveis), a queda no preço do álcool não foi surpresa. "O consumidor tinha abandonado o etanol porque o preço não estava compensando. Isso faz o preço cair mesmo. É preciso ver como vai ficar depois que todo mundo voltar para o álcool", disse. "O melhor é o motorista sempre fazer a conta e ver o que compensa", acrescentou.

Redução/ O presidente da Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio Varejista de Combustíveis), Paulo Miranda Soares, apontou outro fator para a queda no preço do etanol, além da diminuição do consumo. Segundo ele, a decisão de o governo federal de reduzir a adição de álcool anidro na gasolina de 25% para 20% fez com que sobrasse etanol. "O governo adotou a medida em dezembro temendo a falta do produto na entressafra", explicou.

Antônio de Pádua Rodrigues, diretor da Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar), disse que a queda no consumo de álcool foi grande em janeiro nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. "Até dezembro, estávamos vendendo de 1 bilhão a 1,1 bilhão de litros por mês na região, mas isso caiu para cerca de 700 milhões em janeiro. Fevereiro também é mês de baixo consumo. Com oferta maior do que a demanda, o preço cai", afirmou ele.

Nova safra favorece manutenção de queda

Antônio de Pádua Rodrigues, diretor da Unica, acredita que o preço do álcool pode se manter baixo nos próximos meses. Segundo ele, a entressafra da cana-de-açúcar vai até março e em abril já começa a nova safra. "A oferta do produto pode manter o preço", afirmou ele.

Goiás é outro estado com álcool mais barato

Além de São Paulo, Goiás é o único outro estado onde o álcool é mais vantajoso, segundo a ANP. Rodrigues disse que a alíquota menor de ICMS sobre o etanol cobrada nos dois estados favorece a manutenção de preços mais baixos.