Petrobras vai liderar o mercado de etanol, diz nova presidente

A nova presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, que tomou posse nesta segunda-feira (13/2), afirmou que uma de suas metas é aumentar a participação da estatal no mercado de etanol. Durante sua primeira entrevista à imprensa como presidente da empresa, Foster disse que a ideia é trabalhar para que, em cinco anos, a companhia alcance a liderança desse segmento.

"Por questão econômica, pretendemos aumentar nossa participação no etanol. Mas não é no estalar de dedos. Começar a trabalhar com etanol vai levar um tempo. Dois, três, quatro, cinco anos para que alcancemos a posição número um no mercado. Nós vamos trabalhar de forma muito focada no resultado econômico de nosso crescimento no etanol."

Outro assunto abordado pela presidente foi a segurança ambiental na extração e produção de petróleo, a fim de não provocar novos acidentes que causem danos ao meio ambiente, principalmente com a exploração do pré-sal.

A presidente afirmou que a Petrobras trabalha com a cultura da prevenção e será mais rígida internamente. "As auditorias internas da Petrobras serão muito mais rigorosas do que quaisquer outras agências, outros institutos, incluindo a Marinha. Isso é uma mudança muito forte, porque é uma mudança na atitude de todos os técnicos", declarou.

Formada em engenharia química, Foster é funcionária de carreira da Petrobras, onde começou como estagiária há 32 anos. O cargo era ocupado há seis anos e sete meses por José Sergio Gabrielli.