Etanol continuará pouco competitivo em 2012, diz ANP

O preço do etanol neste ano deverá permanecer no patamar de 2011, com pouca competitividade em relação à gasolina. A afirmação foi feita pelo diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) Allan Kardec Duailibe. No entanto, ele acredita que a oferta sofra pequena recuperação em relação ao ano passado.

"Esta queda [da oferta de etanol em 2011] foi extraordinária, mas este ano certamente vai subir", disse Duailibe, durante o Seminário de Avaliação do Mercado de Derivados de Petróleo e Biocombustíveis da ANP, na sede da agência reguladora, no Rio de Janeiro.

Duailibe declarou que a ANP recebeu informação de que a Rússia prevê produzir mais açúcar neste ano, em função das boas perspectivas para a safra de beterraba. "Então provavelmente a gente vai ter uma maior oferta de açúcar e, portanto, talvez tenha uma pressão menor no etanol", explicou o diretor.

Outro ponto favorável, segundo Duailibe, é a expectativa do governo de crescimento de 10% a 20% da safra de cana para este ano. "A quebra de safra a gente espera que não se repita", disse. Entretanto, ele afirmou que a safra "certamente" será pequena. "Com as novas usinas entrando este ano vamos ter em 2013, 2014 um crescimento bem maior."

Duailibe prevê maior avanço do consumo de combustíveis para este ano. "Como a expectativa é de crescimento [do PIB] com a aceleração do país, continua o crescimento do consumo de combustíveis, agora um pouco mais acelerado, provavelmente."

Deixe um comentário