Usinas terão recursos para estocar etanol

O presidente da União dos Produtores de Bioenergia (Udop), Celso Junqueira Franco, afirmou que a a decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) de instituir linha de crédito para armazenagem de etanol combustível é um grande benefício para o setor sucroalcooleiro, mas advertiu a necessidade do dinheiro chegar efetivamente às empresas, inclusive, para aquelas que estão em dificuldades financeiras. Ele explicou que as garantias exigidas pelos agentes financeiros podem onerar o custo de produção do biocombustível. "Como seguros para etanol estocado ou contratação de serviços de empresas que fazem vigilância do produto armazenado."

Para a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), a medida atende a uma importante necessidade do setor sucroenergético brasileiro. A entidade vê a nova linha de crédito como instrumento importante para diminuir oscilações acentuadas nos preços do etanol entre os períodos de safra e entressafra. "Trata-se de um financiamento muito diferente do que foi no passado, houve uma grande evolução," afirmou Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica.

A taxa de juros será de 8,7% ao ano e serão disponibilizados R$ 4,5 bilhões para crédito. A expectativa é que sejam estocados 3,7 bilhões de litros de etanol durante a safra 2012/2013, dos quais 1,6 bilhão de litros de etanol anidro e 2,1 bilhões de hidratado. O período de contratação do crédito será de 1º de maio a 30 de novembro de 2012 para a região Centro-Sul, e de 1º setembro a 28 de fevereiro de 2013 para as demais regiões produtoras. O pagamento deverá ser feito em três parcelas a partir de fevereiro de 2013 para as operações contratadas no Centro-Sul e a partir de julho, também do próximo ano, para as demais regiões.

O custo do dinheiro para o crédito também caiu nesta linha em relação às anteriores: os 8,7% anunciados são inferiores aos 9% de 2010 e 11,25% ao ano em 2009. O diretor da Unica avalia que os níveis de contratação para o financiamento "obviamente dependerão de uma análise creditícia do banco, mas o ponto é que os juros são menores, e os valores financiados estão muito próximos do mercado: R$ 1,30 por litro para o etanol anidro e R$ 1,15 para o hidratado".

Outro detalhe importante, afirmou Rodrigues, é que em passado recente a regra estabelecida era de 1,5 litro de etanol estocado para cada litro financiado. Agora, será um litro financiado para um litro estocado. Em relação à estrutura física para a estocagem do biocombustível, o presidente da Udop afirmou que enquanto o mercado apresentar variações de consumo com transferência do etanol da safra para a entressafra, as instalações serão suficientes. No entanto, se o consumo se estabilizar haverá, em breve, necessidade de investimentos para o armazenamento.