Químicos da Fequimfar conquistam reajuste salarial de 7,5%

A Fequimfar e seus sindicatos filiados, entre eles, o Sindalquim, representado pelo diretor Ilson Aparecido Martins, assinaram em conjunto com a Sindusfarma, que representou o setor patronal, nesta segunda-feira (16), o termo aditivo referente às cláusulas econômicas da Convenção Coletiva dos Trabalhadores nas Indústrias Farmacêuticas do Estado de São Paulo. O destaque fica para o reajuste salarial de 7,5%, o que representa um aumento real de 2, 41% nos salários dos trabalhadores do setor. A data-base dos mais de 15 mil trabalhadores, representados pela Fequimfar, entidade filiada a Força Sindical, e seus sindicatos filiados, é 1º de abril.

Conquista da redução da jornada para 40 horas semanais

A categoria é referência na área trabalhista, pois foi uma das primeiras a conquistar, em sua Convenção Coletiva, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem perdas salariais.  "Essas conquistas só foram possíveis porque os trabalhadores se envolveram, se mobilizaram nas bases, em todas as regiões do Estado", afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes.

Veja as principais conquistas:

Reajuste de 7,5%: 7,5% (equivalente a 2,41% de aumento real)
Piso Salarial: Empresas com até 100 empregados   R$ 967,50
Empresas com mais de 100 empregados R$ 1.075,00
Participação nos Lucros e/ou Resultados: Empresas com até 100 empregados R$ 1.021,25 / Empresas com mais de 100 empregados R$ 1.397,50
Cesta Básica ou Vale alimentação: Empresas com até 100 empregados R$  70,95 / Empresas com mais de 100 empregados R$ 107,50
Reembolso de Medicamentos: Mesmas regras com o reajuste de 2,81% nas faixas salariais
Abono no valor de R$ 500,00