Usineiros adiam proposta para os trabalhadores

Em reunião nesta quinta-feira (10) com os diretores do Sindalquim, na Gerência Regional do Trabalho, em Rio Preto, os representantes das usinas e destilarias da região de São José do Rio Preto adiaram a proposta salarial que fariam aos trabalhadores.  Uma nova mesa redonda foi marcada para o dia 28 deste mês, às 10 horas. O representante do grupo de usineiros, Antonio Destri, da Usina Nardini, justificou a atitude dos empresários. "Estamos vivendo um cenário não muito bom para o álcool. Não conseguimos concorrer com a gasolina, pagamos altas taxas de impostos e ainda não chegamos num consenso, num denominador comum para oferecer aos trabalhadores", afirmou Destri.

O Sindalquim entregou no dia 16 de abril de 2012 a pauta de reivindicações do acordo coletivo de trabalho do setor do álcool 2012/2013 e entre as reivindicações apresentadas ao setor patronal consta recomposição salarial de 10% dos últimos 12 meses e piso da categoria em R$  1.100,00 (mil e cem reais). "Vamos aguardar a proposta econômica deles, mas ressaltamos que vamos investir e queremos discutir as cláusulas sociais. Fazem mais de 10 anos que não mudamos nada nestas cláusulas. Ticket alimentação, uniformes, farmácia, convênio com ótica e clubes, tudo isso vira salário no final do mês. Queremos dialogar com o setor patronal durante o ano todo e não só uma vez no ano, nesta época de negociação", afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes. O Sindalquim já dá início nesta quinta em assembleias em todas empresas para informar aos trabalhadores sobre a mesa redonda.

O secretário geral da Fequimfar, Edson Dias Bicalho, participou do encontro desta quinta-feira e criticou o setor. "Precisamos de uma política de reajuste de salário. Nos anos de 98, 99 e 2000, os trabalhadores não tiveram reajuste algum e até reduziram as horas extras, o mercado reagiu, os empresários voltaram a ganhar milhões e não repassaram nada aos funcionários. Somos parceiros, mas o bolo precisa ser repartido e não ficar somente com os patrões". A data-base da categoria é 1º de maio.
 

Deixe um comentário