MWM lança motor para trator movido a álcool e diesel

A fabricante de motores MWM International apresentou nesta segunda-feira (01) na Expointer 2008, feira de agropecuária e maquinário realizada no Estado do Rio Grande do Sul, um protótipo de motor para trator de roda movido a álcool e diesel.

Segundo a empresa, o novo equipamento permite a substituição de até 60% do diesel pelo álcool sem perda de rendimento e com economia de 25% no combustível.

Segundo a empresa, o motor bicombustível está em fase de pesquisa e conta com a parceria das empresas Massey Fergunson e Delphi. A previsão da MWM é que em um ano o motor esteja disponível comercialmente.

Em comunicado, a empresa explica que o projeto visa atender segmentos específicos de mercado, como usinas e produtores de álcool, que já utilizam tratores a diesel.

A utilização dessa tecnologia traz como vantagens custo operacional mais baixo e emissões mais limpas, já que o álcool não deixa resíduos, afirma a MWM.

Nos sete primeiros meses do ano, a MWM registrou crescimento de 28% nas vendas de motores a diesel para tratores de roda no país, com produção acima de 13.600 unidades no período. A empresa fornece propulsores que equipam tratores de roda da AGCO (marcas Massey Ferguson e Valtra), CNH e Agrale.

Fonte: Folha de SP, em 01/09/2008