Aneel habilita oito usinas da região para leilão de energia

Oito usinas de açúcar e álcool da região de Rio Preto estão aptas a participar do 6º leilão de energia nova (A-3) que será realizado pela Agência Nacional e Energia Elétrica (Aneel) no próximo dia 17. A relação das empresas aptas a depositar garantias para participar do leilão que será realizado pela internet foi divulgada ontem pela Comissão Especial de Licitação da Aneel. A lista contém 193 empreendimentos (144 termelétricas e 49 eólicas). Estão habilitadas as usinas Colombo Santa Albertina, Guarani Cruz Alta, Moema Açúcar e Álcool, Ouroeste Açúcar e Álcool, Tanabi e Vertente, além de Frutal Açúcar e Álcool, Itapagipe Açúcar e Álcool, ambas em Minas Gerais. O leilão vai negociar, pela internet, contratos de comercialização de energia com início de suprimento previsto para janeiro de 2011. O preço-teto inicial estabelecido pelo Ministério de Minas e Energia será de R$ 150 por megawatt-hora (MWH).

Devem participar como compradores todas as concessionárias de distribuição de energia elétrica que encaminharam ao Ministério de Minas e Energia (MME) suas necessidades de compra de energia elétrica para o ano de 2011, conforme disciplinado pelo próprio Ministério. O ato público é direcionado a novos empreendimentos de geração, ou seja, empreendimentos ainda não outorgados, a projetos de ampliação de usinas existentes e a empreendimentos de importação de energia. As relações divulgadas nos dias 1º e 8 de agosto se tornam sem efeito com a nova divulgação.

‘Alcoeste’ ganha prêmio
A destilaria Alcoeste, do grupo Arakaki, instalada em Fernandópolis, recebeu pela quinta vez consecutiva o prêmio “MasterCana Desempenho 2008 – Produção e Exportação de Levedura Seca”. A premiação ocorre há 19 anos e reconhece o mérito da agroindústria canavieira. O prêmio foi entregue em Sertãozinho na última segunda-feira e reuniu de 2 mil pessoas. Em agosto de 2004, a Alcoeste definiu como prioridade a certificação da fábrica de levedura. A partir desse ponto, a empresa vem buscando a diversificação e o crescimento junto ao mercado externo. Em 2008, a Alcoeste teve um aumento de 27% na produção de suas leveduras. A Alcoeste começou a moer a safra 2008/2009 em maio e a expectativa é que siga até novembro. A previsão é que sejam produzidos 85 milhões de litros de etanol e sejam esmagadas 1 milhão de toneladas de cana-de-açúcar.

Fonte: Diário da Região, em 04/09/2008