Boletim do Setor Farmacêutico

Companheiros e companheiras DO SETOR farmacêutico

Após várias rodadas de negociações e de muita mobilização e manifestações, a FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores na Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo) juntamente com os representantes de seus 35 (trinta e cinco) Sindicatos filiados, conseguiu fechar um razoável acordo para os trabalhadores da categoria.

Agora o SALÁRIO NORMATIVO da categoria vai depender do número dos trabalhadores da empresa, assim teremos: R$ 710,00 (setecentos e dez reais) para as empresas com mais de 100 (cem) funcionários; R$ 690, 00 (seiscentos e noventa reais) para as empresas com até 100 (cem) funcionários;

Para quem recebia salário acima do normativo o reajuste será de 4,5% (quatro e meio por cento) e para salários superiores a R$ 4.300,00 (quatro mil e trezentos reais) o reajuste corresponderá a um valor fixo de R$ 193,50 (cento e noventa e três reais e cinqüenta centavos). Destacamos que a inflação do período de abril/2006 a março/2007 é de 3,30%, segundo estudos do DIEESE, assim sendo, os reajustes conquistados foram superiores à inflação do período, representando um GANHO REAL no seu salário, o que atualmente é uma grande conquista.

ESTE REAJUSTE TEM QUE SER PAGO ATÉ DIA 04 DE MAIO DE 2007, SE A EMPRESA NÃO REPASSOU ESTE REAJUSTE ELA TEM QUE EFETUAR NO ADIANTAMENTO OU PAGAMENTO DE JUNHO DE 2007, ESTA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO É RETROATIVA A ABRIL DE 2007. SE A EMPRESA QUE VOCÊ TRABALHA NÃO EFETUAR O PAGAMENTO NAS DATAS ACIMA CITADAS ENTRE EM CONTATO COM O SINDICATO, PELOS TELEFONES: (17) 3234-4564 OU 3234-7184.

Outra grande vitória foi a conquista de reajuste sobre a P.L.R. que também levará em conta o número de trabalhadores da empresa. Assim:
R$ 800,00 (oitocentos reais) para empresas com mais de 100 (cem) empregados, e R$ 690,00 (seiscentos e noventa reais) para empresas com até 100 (cem) empregados.

NOSSAS PRINCIPAIS CONQUISTAS:
Horas extras normais: 70% (setenta por cento);
Horas extras em folgas, feriados e dias compensados: 110% (cento e dez por cento);
Adicional noturno: 40% (quarenta por cento);
Manutenção dos direitos anteriormente conquistados.

Companheiros, a Cartilha da Convenção Coletiva de Trabalho que vocês irão receber nos próximos dias, existem 87 Cláusulas de suma importância, leia com atenção todas as Cláusulas. OBS: Algumas em destaque:
Cláusulas 01, 02, 09, 10, 14, 24, 28, 32, 33, 39, 40, 44, 46, 52, 61, 62,63, 72 e principalmente a Cláusula 81.

O Sindicato entregará uma cartilha contendo a íntegra da Convenção Coletiva, onde você poderá se interar de todas as cláusulas existentes. Faça valer o que foi assinado pelas partes.

Companheiro, o Sindicato está à sua disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre a Convenção Coletiva de Trabalho e outras que tiver a respeito de seu trabalho, pessoalmente ou pelos telefones.
(17) 3234-4564 e (17) 3234-7184.

Sabemos que não conseguimos agradar a todos, mas procuramos ser diferentes, entregamos boletins, cartilhas, brindes e realizamos assembléias. Estamos sempre nas portarias das empresas informando os trabalhadores sobre as negociações feitas todos os anos. Infelizmente há muitos sindicatos que somente cobram as contribuições e nunca procuram os trabalhadores nas empresas para dar uma orientação e amparo. Hoje nossa convenção coletiva de trabalho é uma das melhores do Estado de São Paulo, é fruto do trabalho da Federação dos Químicos do Estado de São Paulo e dos Sindicatos filiados.