Petrobras negocia novas parcerias para produzir álcool

A Petrobras negocia novas parcerias para a construção dos chamados C-Bios – complexos bioenergéticos que terão produção de álcool e de energia a partir da cana-de-açúcar moída.

Segundo o presidente da Petrobras Biocombustíveis, Alan Kardec Pinto, a empresa negocia com uma petroleira americana para investir de forma conjunta nesses complexos. A Petrobras ainda não produz álcool, e tem como meta atingir 4,7 bilhões de litros do combustível em 2012, que serão voltados exclusivamente para o mercado externo.

Abrimos negociações com uma petroleira americana, que manifestou interesse no projeto. A discussão ainda é sigilosa, afirmou Kardec, em coletiva à imprensa na Rio Oil & Gas. A Petrobras Biocombustíveis é a subsidiária da estatal voltada para os projetos na área de energias renováveis.

A estatal só tem definida a construção de um C-Bio, em parceria com a japonesa Mitsui. A unidade terá capacidade para produzir até 200 milhões de litros de álcool, no município de Itarumã (GO). O objetivo do empreendimento é direcionar o álcool ali produzido para o mercado japonês.

Kardec lembrou que, para atingir a meta prevista para 2012, serão necessários 20 C-Bios. O executivo disse ainda que a empresa está próxima de atingir a meta de exportação de álcool estipulada para 2008. De janeiro a agosto, foram embarcados para o exterior 400 milhões de litros. Ao longo deste ano, o objetivo da Petrobras é chegar a 500 milhões de litros.

Em relação à produção de biodiesel, Kardec comentou que a Petrobras Biocombustíveis avalia a construção de uma usina com capacidade para produzir até 300 milhões de litros/ano. A unidade entraria em operação em 2011. A companhia conta com três usinas deste tipo em seu portfólio, que tem produção conjunta de 170 milhões de litros/ano.

A meta da estatal é ter uma produção de 938 milhões de litros de biodiesel em 2012. Kardec não descartou possíveis parcerias para atingir tal nível de produção, mas explicou que, por ora, a Petrobras pensa em fazer sozinha mais cinco usinas com capacidade de 100 milhões de litros/ano cada.

Fonte: Folha de SP, em 18/09/2008