Químicos em ato pelo Dia Internacional das LER/DORT

A FEQUIMFAR, com o apoio da CNTQ, Força Sindical, STI Guarulhos, CEREST, PMG e demais sindicato do município, irão participar de ato pelo dia internacional de prevenção das LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/ Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), no dia 28 de fevereiro.

O ato irá acontecer em diversos países e propõem uma reflexão para chamar a atenção para a alta incidência das doenças geradas pelo esforço repetido nos ambientes de trabalho, oferecer conhecimento sobre o assunto e conscientizar os trabalhadores sobre as prevenções.

As LER/DORT englobam cerca de 30 doenças responsáveis pela alteração das estruturas osteomusculares – tendões, articulações, músculos e nervos, das quais a tendinite, a tenossinovite e a bursite são as mais conhecidas. No ano de 2009, dentre os 50 códigos de CID com maior incidência nas doenças relacionadas ao trabalho, liquidados na Previdência Social, em todo o país, os mais incidentes foram aqueles relacionados ao sistema musculoesquelético, correspondendo às lesões no ombro (M75), sinovite e tenossinovite (M65) e dorsalgia (M54), com 19,7%, 17,2% e 7,6%, do total.

Em 2010 e 2011, estes diagnósticos repetiram-se, correspondendo, respectivamente, a 20,0%, 15,5% e 7,4%, em 2010 e 20,2%, 14,2% e 7,7%, do total, em 2011. Hoje, as LER/DORT são consideradas um problema de saúde pública, por afastarem do trabalho, trabalhadores jovens, que estão no auge de sua capacidade produtiva e pelo ônus aos cofres públicos.

A FEQUIMFAR, o STI Guarulhos, a CNTQ e a Força Sindical, em parceria com a Prefeitura de Guarulhos, também irá promover uma ação educativa no centro da cidade de Guarulhos, distribuindo material e esclarecendo transeuntes sobre as LER/DORT, entre outros.

"A ação anual propõe reflexões sobre o assunto e ações de prevenção à saúde e qualidade de vida do trabalhador em seus postos de trabalho. Serão contemplados trabalhadores que passam pela região e que moram em cidades próximas a Guarulhos", diz Antonio Cortez Morais, vice-presidente e diretor do departamento de previdência do STI Guarulhos e da Força Sindical Estadual, diretor de Assuntos Previdenciários da CNTQ e representante da Força Sindical no Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS.