Sindalquim fecha acordo com Grupo Moreno e Vale

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e Região (Sindalquim) fechou nesta semana acordo salarial do álcool/etanol para 2013/2014 com os grupos Moreno, de Planalto e Monte Aprazível e Vale, de Onda Verde. Só tinha restado estes dois grupos para fechar o acordo salarial da categoria. O percentual conquistado pelo Sindalquim, de 8%, mantém o piso da categoria na região como o melhor do Brasil, agora no valor de R$ 1.040,68. O percentual aprovado em assembleia é retroativo a 1º de maio.

O presidente do Sindalquim afirmou que a negociação deste ano foi uma das mais cansativas dos últimos anos. "O setor patronal estava irredutível. Começaram oferecendo 6% de aumento, só depois de muita luta que melhoraram a proposta para 8%. Foram muitas assembleias e três meses de negociação, na porta das empresas", disse Fagundes. A pauta do acordo foi montada no dia 12 de março, em Bauru.

Na Usina Moreno, de Monte Aprazível e na Coplasa, de Planalto, ambas empresas do Grupo Moreno, o reajuste foi de 8% no salário e 10% no ticket alimentação. Na Usina Vale, de Onda Verde, o reajuste foi de 8% no salário. A Vale é a única empresa da região do Sindalquim que não tem implantado o ticket alimentação. Lá ainda existe turno de revezamento. "Este ano foi positivo para nós. Conseguimos implantar o ticket na Nardini e ter um aumento significativo em outras empresas. Só conseguimos manter esse piso graças a mobilização dos trabalhadores. Agradecemos a Federação, os nossos diretores que trabalharam muito e todos que estiveram reunidos nesta luta", afirmou o dirigente.