SINDALQUIM orienta trabalhadores sobre ação para recuperar perdas do FGTS

Os diretores do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e Região (SINDALQUIM) estão entregando boletins informativos e formulários para a adesão nas ações em que o Sindicato e a Fequimfar estão propondo sobre perdas do FGTS dos trabalhadores.  Todos os trabalhadores que recolheram FGTS desde 1999 possuem direito de correção nos valores, que, desde esta data, tem uma perda aproximada de 88,3%.

O presidente do Sindalquim, Almir Fagundes, disse que os trabalhadores que desejarem ingressar com ação para recuperar suas perdas no FGTS devem procurar a entidade. “Em parceria com a FEQUIMFAR, em conjunto com a CENTRAL FORÇA SINDICAL estamos entrando com ações na Justiça (por meio de Ação de Substituição Processual) para cobrar o pagamento das diferenças no saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) desde janeiro de 1999 até a data de hoje. Estima-se que as perdas totais dos trabalhadores podem chegar a R$ 350 BILHÕES de REAIS no país” e esclerece que para os associados e aposentados da categoria não sera cobrado a taxa de adesão , afirmou Fagundes.

Têm direito ao benefício, todo o trabalhador que tenha tido algum saldo em seu FGTS entre 1999 e 2013, esteja ele aposentado ou não. O trabalhador deve procurar o sindicato munido dos documentos abaixo, para participar da ação coletiva. Ao procurar o sindicato, leve os seguintes documentos: Cédula de Identidade, comprovante de endereço, PIS/PASEP (cópia da CTPS), Extrato do FGTS (Caixa Econômica Federal) e Carta de Concessão do Benefício (no caso dos aposentados).