Distribuidoras retêm baixa do álcool

Nas últimas quatro semanas, o preço do álcool hidratado na usina caiu 29,5%, segundo pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Nos postos de Rio Preto, o combustível também sofreu redução, mas a variação para o consumidor final foi de apenas 3,99%. O álcool hidratado teve média de R$ 0,67 o litro nas usinas (sem impostos) na última semana, segundo o Cepea. Nos postos rio-pretenses, de acordo com relatório da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o preço médio do combustível era de R$ 1,51. Há quatro semanas, o álcool era vendido por R$ 1,577 no município. Na semana passada, o preço mais baixo encontrado nos postos foi de R$ 1,439. Já o valor mais alto cobrado pelo álcool no município era de R$ 1,609. O levantamento foi realizado pela ANP em 56 postos da cidade, onde foram apresentadas as notas fiscais da compra dos combustível. Ontem, esse combustível já podia ser encontrado por menos de R$ 1,40.

Roberto Uehara, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróelo (Sincopetro), afirma que os postos estão repassando os reajustes de acordo com as reduções realizadas pelas distribuidoras. Ele destaca o aumento na venda de veículos bicombustíveis e as exportações de álcool como fatores que podem impedir uma queda maior no preço do produto nos postos. “Pelo volume da safra de cana-de-açúcar, é provável que o consumidor sinta novas reduções de preços nos próximos dias. Mas, pelo alto consumo do combustível, é provável que o preço fique apenas estável”, disse. Segundo a ANP, nas últimas quatro semanas, os preços das distribuidoras baixaram de R$ 1,286 para R$ 1,221 (redução de 5,05%). Apesar das quedas, alguns vendedores de açúcar e álcool ainda preferem negociar no mercado interno em vez de exportar. Isso porque a queda na taxa de câmbio não estaria compensando as vendas externas.

O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom) não quis comentar a redução de preços, abaixo da variação nas usinas. Segundo a assessoria de imprensa da entidade, o mercado é livre e as empresas têm autonomia para praticar os preços que considerarem adequados. Na última semana, o Indicador Cepea do anidro apontou preço médio de R$ 0,88 o litro (sem impostos), baixa de 9,59%. Para o hidratado, o recuo foi de 9,43%, com média de R$ 0,67 o litro. O preço da gasolina, que é composta em 23% de álcool anidro, também caiu nos postos de Rio Preto no último mês. A redução também foi menor em relação à queda nas usinas, de 1,12%. O preço médio da gasolina nos postos rio-pretenses foi de R$ 2,54 na última semana contra R$ 2,569 há um mês. O preço máximo encontrado na semana passada foi de R$ 2,599, enquanto o valor mínimo cobrado nos postos de Rio Preto era R$ 2,489.

Fernando Campos

Diário da Região – São José do Rio Preto, 23 de maio de 2007