Químicos se reúnem na Fequimfar para rodada de negociação

Lideranças da Fequimfar e dos 33 sindicatos filiados, entre eles, o Sindalquim, representado pelo diretor Ilson Aparecido Martins, estiveram reunidos nesta quarta-feira (16), na sede da entidade, em São Paulo, para a primeira rodada de negociação da campanha dos químicos do Estado de São Paulo. Neste primeiro encontro, o setor patronal não fez nenhuma proposta. A data-base da categoria é 1º ne novembro. Os trabalhadores da categoria possuem uma expectativa positiva para a conquista de um bom reajuste nos salários e na PLR já que o atual quadro econômico do setor químico é favorável. “Os segmentos químicos foram beneficiados com isenções fiscais, redução da tarifa de energia e desoneração da folha de pagamento, sendo assim, estamos na luta pela parte do trabalhador, pelo reajuste salarial com aumento real”, afirmou o presidente da Fequimfar, Sergio Luiz Leite.

Na pauta de reivindicações consta piso salarial de R$1.300,00, piso para técnico químico no valor de R$1.800,00, reajuste salarial = 6% de aumento real +  INPC/IBGE e PLR no valor de 2 pisos.  A estimativa do INPC é de 5,63%. Nesta primeira rodada de negociação, estiveram presentes dirigentes sindicais dos 33 Sindicatos filiados à Federação dos Químicos, que juntos, representam mais de 116 mil trabalhadores em todo o estado de São Paulo nos segmentos químico, plástico, fertilizantes, abrasivos, cosméticos, tintas e vernizes. O próximo encontro dos dirigentes está marcado para o dia 23 deste mês, às 14 horas, na sede da Fequimfar. Outro encontro está agendado para o dia 31, às 10 horas, também na Fequimfar.

O presidente do Sindalquim, Almir Fagundes, disse que agora vai mobilizar os trabalhadores da sua base. “Já começamos ontem mesmo o trabalho na base. Vamos mostrar aos trabalhadores que podemos ter o aumento real dos salários. E esperamos que os patrões entendam isso e valorizem os seus funcionários. No nosso próximo encontro esperamos que trazem uma proposta razoável”.