Sindalquim participa do 1° Encontro Estadual de mulheres do setor químico da Fequimfar

No último fim de semana, a FEQUIMFAR realizou o 1° grande Encontro Estadual de Mulheres do Setor Químico, reunindo mais de 400 companheiras de várias regiões de São Paulo. Ao longo dos dois dias, as trabalhadoras participaram de palestras sobre direitos já conquistados em acordo coletivo de trabalho, “Violência contra a mulher – da legitimação à condenação social”, imprensa feminina e modelos flexíveis de trabalho. Mais de 40 trabalhadores pertencentes a base territorial do Sindalquim participaram do evento. A mesa de abertura contou com a participação de líderes da Força Sindical, entidades sindicais parceiras e representantes do governo.

Sergio Luiz Leite, o Serginho, presidente da FEQUIMFAR e 1° secretário da Força Sindical, disse que o documento aprovado no final do evento conta com as principais questões das trabalhadoras e que irá orientar as ações da FEQUIMFAR e Sindicatos filiados, nas discussões com os governos municipais, estaduais e nacional.

Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR e presidente do STI Bauru, coordenou o evento e explicou um dos objetivos do Encontro foi conhecer ainda mais os direitos e conquistas das mulheres, junto às Convenções Coletivas dos segmentos industriais químicos, para que possam desenvolver uma visão ampliada do importante papel da mulher na sociedade e no mercado de trabalho.

O Sindalquim tem incentivado trabalhadoras da categoria a participarem de eventos promovidos pela Fequimfar, Força Sindical e CNTQ. "Em dois dias, o Sindicato reuniu 40 trabalhadoras. Foi muito bom o envolvimento de todas. Sempre investimos para nossas trabalhadoras a participarem ativamente e conhecerem seus benefícios.  Um deles é o direito de 180 dias de licença maternidade, em empresas com mais de 250 trabalhadores", afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes.

Danilo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical SP e vice-presidente da FEQUIMFAR, disse que esse grande encontro de trabalhadoras é fruto de um trabalho que começou em 1993, quando a direção da FEQUIMFAR se propôs a organizar seus departamentos.

Laura dos Santos, secretária do STI Itapetininga e coordenadora do departamento da mulher da FEQUIMFAR, comentou sobre o crescimento da parcela de mulheres que chega ao mercado de trabalho e comentou da necessidade da construção de um país mais justo e igualitário.

O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, também prestigiou o evento e falou da importância do debate e da reflexão, ao longo do Março Mulher, de tudo o que já foi conquistado pelas companheiras e as lutas que ainda são presentes.