Seminário de Saúde do Sindalquim é um sucesso

Foi realizado nos dias 27 e 28 de março de 2014, no Hotel Nacional Plaza Inn, em São José do Rio Preto, o 5º Seminário de Saúde do Trabalhador. Sergio Luiz Leite, o Serginho, presidente da Fequimfar, e João Donizeti Scaboli, coordenador do departamento de saúde da Federação dos Químicos, participaram da mesa de abertura e parabenizaram a realização do tradicional evento que beneficia cipeiros e profissionais do SESMT de toda a região. Almir Fagundes, presidente do STI São José do Rio Preto, explica que o objetivo do evento é fomentar a participação dos trabalhadores, da CIPA e do SESMT do setor, para proporcionar uma política de ação conjunta entre os diversos setores, com o intuito de construir um ambiente e uma organização de trabalho saudável propiciando a redução e eliminação dos acidentes e doenças do trabalho.

Um dos destaques do evento foi a palestra do Casal Peralta, Jane e Flávio, que vieram de Londrina/PR. Jane Peralta sofreu um acidente de trajeto de moto aos 13 anos de idade e, apesar da gravidade, sobreviveu para contar a história. Flávio, seu marido, sofreu um grave acidente de trabalho, um choque elétrico de 13 mil wolts e perdeu os dois braços. Há alguns anos, eles montaram um site “Amputados Vencedores” e ministram palestras pelo Brasil todo para conscientizar o trabalhador sobre a importância da segurança no trabalho.  “Todas as palestras e discussões foram importantes. É mais uma grande conquista para a nossa base. A orientação sobre os cuidados no trabalho é essencial e é isso que alertamos nos nossos seminários”, afirmou Fagundes.