Setor farmacêutico recebe proposta patronal da negociação coletiva 2014/2015

Após a recusa da proposta patronal na primeira rodada de negociação referente à Campanha Salarial e Social dos trabalhadores do setor industrial farmacêutico, no dia 26 de março, os representantes patronais apresentaram uma nova proposta, na manhã da última sexta-feira, dia 28 de março, na sede da FEQUIMFAR, na Rua Tamandaré, 120, em São Paulo SP, que será discutida e avaliada junto à base, em assembleias, que serão realizadas até o dia 14 de abril, pelos sindicatos filiados, em todo o Estado de São Paulo.

“Avaliamos positivamente o processo de negociação referente à Campanha Salarial dos Trabalhadores nas Indústrias Farmacêuticas do estado de São Paulo. O setor tem crescido e gerado bons empregos e, os trabalhadores reivindicam a sua parte”, afirmou o presidente da Fequimfar, Sergio Luiz Leite.

Entre os destaques da nova proposta patronal:  reajuste salarial de 7% (1,57% de aumento real pelo INPC estimado), piso salarial para empresas com até 100 empregados: R$ 1.155,00 (10,02% de reajuste, com aumento real de 4,43% pelo INPC estimado) e para empresas com mais de 101 empregados: R$ 1.300,00 (10% de reajuste salarial, com aumento real de 10% pelo INPC estimado). PLR em empresas com até 100 empregados: R$ 1.185,00 (7,03% de reajuste, com aumento real de 1,57% pelo INPC estimado) e em empresas com mais de 101 empregados: R$ 1.645,00 (7,01% de reajuste salarial, com aumento real de 1,57% pelo INPC estimado). Abono de R$ 740,00. Na cesta básica (reajuste de 7%) ou Vale-alimentação: Empresas com até 100 empregados: R$ 91,09 (reajuste de 7%) e Empresas com mais de 101 empregados: R$ 144,45 (reajuste de 7%). E implantação da licença maternidade de 180 dias para as empresas acima de 250 funcionários a implantação será imediata e, para as demais empresas esta prevista uma agenda de implantação. Acesso a medicamentos: todas as empresas serão obrigadas ao benefício.

“Esse ano o setor patronal estava irredutível. Queriam tirar abono dos trabalhadores. Pressionamos e eles acabaram cedendo e até aumentaram o valor”, afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes. O diretor Ilson Aparecido Martins também participou da reunião, em São Paulo.

“Conforme essa nova proposta patronal, os representantes da comissão negociadora aprovaram seu encaminhamento para discussão e avaliação dos trabalhadores da base., sendo que nas próximas semanas, os Sindicatos filiados realizarão assembleias junto às as suas bases para, posteriormente, realizarmos uma grande assembleia em nossa sede, em São Paulo, para análise criteriosa dos resultados, e a possibilidade de uma aprovação ou recusa”, diz Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR. A data base do setor farmacêutico é 1º de abril.