Sindalquim participa de audiência para tratar sobre fim do feriado da Consciência Negra

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e Região (Sindalquim), Almir Fagundes,  participa na manhã desta sexta-feira, dia 12, às 09h30,  na Prefeitura de Rio Preto, de audiência que abordará o projeto da Câmara que  acaba com o feriado municipal do Dia da Consciência Negra.  A aprovação do projeto do vereador Fábio Marcondes, que acaba com o feriado na cidade, revoltou várias entidades sindicais, entre elas, o Sindalquim, a Federação dos Químicos de São Paulo e a Força Sindical.  Para tratar o assunto com os dirigentes sindicais, o prefeito Valdomiro Lopes, marcou a audiência desta sexta-feira.

O dirigente rio-pretense falou sobre o encontro com o prefeito. “A Câmara está indo na contra mão da história. Há mais de 30 anos que é comemorado o Dia da Consciência Negra no Brasil. Foi incluído, em 2003, no calendário escolar nacional também.  Não é uma questão de folga ou não do trabalho e da escolha, mas sim para discutir o assunto da igualdade racial. Mas, infelizmente, o que prevalece é apenas o prejuízo à atividade produtiva e, consequentemente, ao lucro, onde o capital, muitas vezes, impera. Estamos na luta pela manutenção do feriado e que o prefeito vete a proposta da Câmara”, afirmou Fagundes.