Usina CBAA, uma causa quase impossível

É uma vergonha, mas até hoje, dia 15 de janeiro, os trabalhadores da Usina CBAA estão sem receber a segunda parcela do 13º, vencido no dia 20 de dezembro, E também o salário do mês de dezembro de 2008 que venceu no dia 5 de janeiro. O mais revoltante é que a diretoria da empresa informou que não há previsão de pagamento. A primeira parcela do 13º salário e o adiantamento do mês de dezembro só foram pagos no dia 27 de dezembro, após a paralisação dos trabalhadores por seis dias, entre os dias 22 e 27 de dezembro de 2008. O Sindicato esteve presente por todos estes dias, com o carro de som e vários diretores na porta da empresa.

A situação é grave. Os trabalhadores já estão em estado de desespero, pois faça sol ou faça chuva estão trabalhando, cumprindo os seus deveres, muitas vezes até sem ter o que comer em casa, mas o PATRÃO, insensivelmente continua mantendo firme a sua posição de NÃO PAGAR EM DIA os seus TRABALHADORES. Isso já vem se arrastando há vários anos. Foram inúmeras mesas redondas realizadas na Delegacia do Trabalho de Rio Preto, inúmeros pedidos de fiscalizações e ações trabalhistas na Justiça do Trabalho. Porém, a empresa não se corrige.

O pior de tudo é que a diretoria da empresa ainda acha que está com a razão. Atrasa salário, vale, férias, 13º, PLR, não deposita o FGTS e o INSS e ainda sente-se no direito de ficar ofendida ao ser chamada de caloteira. Até quando isso vai continuar? Quando é que a empresa passará a dar valor nos seus trabalhadores e honrar com os seus compromissos e cumprir o acordo coletivo de trabalho assinado entre as partes e registrado no Ministério do Trabalho.

O Sindalquim representa trabalhadores de várias usinas e destilarias de nossa base. Nenhuma delas deixou de pagar o 13º salário aos seus trabalhadores. Nenhuma atrasa os salários dessa maneira. O que será que acontece com a CBAA? Não é o Sindicato quem vai responder essa pergunta, mas é bom que se reflita sobre isso.