Seminário de Saúde supera expectativa dos organizadores

O 6º Seminário de Saúde do Trabalhador, encontro organizado pelo Sindalquim que beneficia cipeiros e profissionais do SESMT de toda a região, realizado nos dias 26 e 27 deste mês, no hotel Nacional In, em Rio Preto, superou todas as expectativas dos organizadores. Durante os dois dias de evento, mais de 120 trabalhadores das categorias do álcool, farmacêutica e químicas participaram das atividades, que contou com palestras e debates entre os participantes.  Também participaram do encontro diretores dos sindicatos da Alimentação, do Seth, dos Comerciários e Frentistas, de Rio Preto.

Em Rio Preto, segundo dados do Cerest – Centro de Referência e Saúde do Trabalhador, em 2013, houve a notificação oficial de 10.150 acidentes. Em 2014, o número cresceu para 10.867. Mas, segundo Fagundes, a grande maioria dos acidentes de trabalho não são notificados, o que preocupa ainda mais os sindicalistas. “É por isso que é muito importante a fiscalização dos trabalhadores e a atuação dos fiscais do próprio Ministério do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho”, afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes. Em Rio Preto, a área com mais acidentes é a metalúrgica, seguida da construção civil e do comércio.  O mês com maior incidência de acidentes, no ano passado, segundo o Cerest, é outubro, com 1138 notificações.

Nesse ano, o Sindicato levou alguns acidentados no evento. Foram eles: Jesus Brito, Adriano Fonseca, Reinaldo JR, Abilio Marques e Arnon Kelson. “É muito importantes eventos desse tipo. Há alguns anos atrás não existia nada disso e o desconhecimento e falta de informação fez com que ocorressem vários acidentes, inclusive o meu. Fico muito feliz de poder ver que sindicatos, como o dos Químicos, estejam preocupados com os trabalhadores”, afirmou Jesus Brito, que perdeu o braço num acidente de trabalho.

A diretoria do Sindalquim agradece o presidente da Fequimfar, Sergio Luiz Leite, que através do seu diretor e coordenador de saúde do trabalhador, João Donizete Scaboli, participou do Seminário. O Sindalquim agradece também os demais palestrantes, Dr Miguel Porto Scaffi, Rinaldo Moysés Martins, Eduardo Bonfim, Livia Ghirello, Maria Clara, Katya Jurado Santos, Jane Regina Macedo, Marco Garletti. Através dessas palestras, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a saúde dos trabalhadores.