Fequimfar e sindicatos filiados aprovam pré-pauta do álcool/etanol 2015/2016

Os diretores do Sindalquim, João Pedro Alves Filho, Nilson Fagundes e Oscar Pereira da Silva participaram nos dias dia 18 e 19 de março, na cidade de Araçatuba,  ao lado de lideranças da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo), e de seus Sindicatos filiados, da aprovação da pré-pauta de reivindicações da campanha salarial e social dos trabalhadores no setor da produção do álcool/etanol 2015/2016.  A aprovação foi realizada após dois dias de debate, por unanimidade.

“A nossa luta é pela reposição das perdas salariais, com aumento real e PLR para toda a categoria, em defesa do emprego e pela valorização do setor”, afirmou Sergio Luiz Leite, Serginho, presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical.

As entidades participantes, entre elas, o Sindalquim, representam mais de 30 mil trabalhadores do setor, nas indústrias de fabricação de etanol que estão distribuídas por todas as regiões do estado de São Paulo.

“Sabemos que o setor está passando por dificuldade, mas também sabemos que algumas empresas não foram bem administradas. Isso não é motivo para os representantes patronais não darem percentual de aumento aos trabalhadores. O sindicato irá levar em assembléia, em votação de escrutínio secreto, do dia 30 de março até o dia 7 de abril de 2015, para aprovação ou não da pré-pauta”, afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes.

Agora, os sindicatos irão reforçar suas mobilizações e fazer assembleias em suas bases até o dia 12 de abril, discutindo a aprovação das reivindicações. No dia 13 de abril será realizada uma assembleia geral, em Rio Preto, para avaliação dos resultados e aprovação da pauta de reivindicações, que posteriormente deverá ser entregue aos representantes do setor patronal, a ÚNICA.
Entre os destaques da pré-pauta de reivindicações consta o reajuste salarial de 5% de aumento real mais o INPC (Inflação acumulada dos últimos 12 meses, estimada em 7,81%, piso salarial de R$ 1.500, piso salarial dos técnicos de R$ 2.530 e  PLR (participação nos lucros e/ou resultados) de 2 salários normativos. A data-base é 1° de maio.