Preocupado com acidentes de trabalho, sindicato organiza seminário

O Sindalquim realiza nos dias 26 e 27 deste mês o 6º Seminário de Saúde do Trabalhador, que beneficia cipeiros e profissionais do SESMT de toda a região, no hotel Nacional In, em Rio Preto. Durante os dois dias haverá palestras e debates para os participantes.  A entidade, presidida por Almir Fagundes, está muito preocupa com o aumento no número de acidentes de trabalho. “Mesmo com toda conscientização que fazemos e que o Ministério do Trabalho e outras entidades fazem os acidentes só aumentam. Precisamos, cada vez mais, alertar os trabalhadores e, principalmente, os patrões para darem condições dignas de trabalho”, afirmou Fagundes.

Em Rio Preto, segundo dados do Cerest – Centro de Referência e Saúde do Trabalhador, em 2013, houve a notificação oficial de 10.150 acidentes. Em 2014, o número cresceu para 10.867. Mas, segundo Fagundes, a grande maioria dos acidentes de trabalho não são notificados, o que preocupa ainda mais os sindicalistas. “É por isso que é tão importante as fiscalização, a atuação dos fiscais e do próprio Ministério Público”. Em Rio Preto, a área com mais acidentes é a metalúrgica, seguida da construção civil e do comércio.  O mês com maior incidência de acidentes, no ano passado, segundo o Cerest, é outubro, com 1138 notificações.

No Seminário serão apresentados estudos e palestras aos participantes. No primeiro dia, o doutor Miguel Porto Scaffi, fará palestra com o tema “Trabalhar, sim, adoecer, não”. O médico do trabalho do Cerest, Rinaldo Moises Martins, também falará com os participantes.  O palestrante Eduardo Bonfim, do Diesat, mostrará um histórico de acidentes de trabalho da região. Depois do intervalo, Vagnaldo Caldas Zuim, falará sobre meio-ambiente e sustentabilidade. Lívia Ghirello também faz palestra. Ele fala sobre Cipa, como espaço de luta para saúde e segurança.

O segundo dia também será de palestras, com Rinaldo Moyses Martins e Katya Jurado Santos, ambos do Cerest, falando sobre o papel e as ações do Centro de Referencia e Saúde do Trabalhador na cidade.  Jane Regina Qualva fala também no Seminário. Ela fará palestra sobre drogas licitas e ilícitas e os prejuízos decorrentes do uso.  Também no segundo dia, Marco Garletti faz palestra sobre higiene bucal.

Assessiva Comunicação – www.assessiva.com.br – (17) 3219-7202
Henrique Fernandes – assessor de comunicação – (17) 99106-8836