Doze usinas fecham acordo e beneficiam mais de 5 mil trabalhadores

Mais quatro grupos empresariais da região do setor do álcool/etanol fecharam acordo salarial com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de São José do Rio Preto e Região (Sindalquim), nos últimos dias. Já são 5.073 trabalhadores beneficiados com os novos acordos salariais. Os diretores do Sindalquim realizaram assembleias nas usinas dos Grupos Colombo, das cidades de Palestina, Santa Albertina e Ariranha, Grupo Ruette, de Paraíso e Ubarana, na Noble, de Sebastianópolis e Meridiano e na Moema Bunge, de Orindiúva. Os trabalhadores dos quatro grupos aprovaram as propostas salariais apresentadas pelo setor patronal. Até o momento 12 usinas e destilarias fecharam o acordo salarial do álcool/etanol de 2015/2016. Restam ainda para fechar a negociação as empresas Moreno (Monte Aprazível), Malosso (Itápolis), Alcooeste (Fernandópolis) e Usina Vale, de Onde Verde. O Grupo Moreno já foi notificado e pode ter suas atividades paralisadas nos próximos dias pelos trabalhadores. Já a Usina Vale, de Onda Verde, sequer apresentou proposta ou procurou o Sindalquim. “Ainda faltam algumas empresas para fecharem o acordo. Agora é esperar. No Grupo Moreno, se os trabalhadores honrarem o que falaram podemos paralisar nos próximos dias”, afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes.   Ainda restam quatro usinas para fecharem o acordo, o que equivale a um total de 1.350 trabalhadores que aguardam o final das negociações.