Postos reajustam o álcool em 25% em Rio Preto

O preço do litro do álcool mais praticado nos postos de Rio Preto está na faixa entre R$ 1,489 e R$ 1,499. Esses valores representam um aumento de 25% em comparação ao preço mais praticado anteriormente, de R$ 1,199. Os valores foram observados ontem (05) em levantamento feito pelo Diário em 36 postos de combustíveis em várias partes da cidade. Apesar de o preço mais alto oscilar entre R$ 1,489 e R$ 1,499, também é possível encontrar o litro do combustível por diferentes valores em Rio reto. O valor do litro do etanol vai desde R$ 1,099 (o mais baixo deles), passando por R$ 1,159, R$ 1,199, R$ 1,239, R$ 1,299, R$ 1,399 até R$ 1,479. A diferença entre o preço mais baixo (R$ 1,099) e o mais alto (R$ 1,499) é de 36,40%. Com o litro do etanol no menor preço, para encher um tanque de 50 litros, o consumidor vai pagar R$ 54,95.

Se abastecer ao maior valor, os mesmos 50 litros, vai gastar R$ 74,95. A diferença de preços mostra a importância de pesquisar antes de abastecer. O proprietário do posto de Rio Preto onde o litro custa R$ 1,099 disse que esse valor é uma promoção para acabar com o estoque do produto, já que o posto será fechado para reforma. O preço deve continuar só hoje. O último levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), entre os dias 25 e 31 de janeiro, mostra que o preço médio do litro do álcool era R$ 1,206, entretanto, o valor mais praticado entre 32 postos levantados pelo órgão era de R$ 1,199. O máximo era de R$ 1,299 e o mínimo, de R$ 1,150.

Justificativas
Segundo os revendedores, a alta no preço do etanol vem ocorrendo há cerca de três semanas, mas tornou-se mais forte nesta semana. “Os postos aguardam até onde podem, mas chega uma hora em que é preciso repassar o aumento”, diz Roberto Uehara, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sincopetro), em Rio Preto. Uehara diz que o reajuste é consequência do aumento do álcool nas usinas e que o produto está em falta devido ao período de entressafra. As justificativas dos revendedores são contestadas pela União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica).

A indústria se baseia no indicador Cepea/Esalq, de 26 a 30 de janeiro, para mostrar a estabilidade. O índice do anidro teve média de R$ 0,8811/litro (sem impostos), aumento de 0,51% sobre o período anterior. Para o álcool hidratado, a média de preço foi de R$ 0,80558/litro (sem impostos), estável em relação ao verificado na semana anterior. Segundo Sérgio Prado, representante da Unica em Ribeirão Preto, a cana-de-açúcar não está em período de entressafra tradicional, já que 26 usinas associadas à entidade continuam moendo e dessas, dez devem permanecer em operação até que comece a próxima safra. “Existe oferta de etanol suficiente, tanto que o preço se estabilizou na última semana.”

Fonte: jornal Diário da Região, por Liza Mirella, em 06/02/2009