Químicos aprovam pauta de reivindicações do setor do álcool/etanol 2016/2017

A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Fequimfar) em conjunto com seus Sindicatos filiados,  entre eles, o Sindalquim (Rio Preto), aprovaram, no dia 2 de março de 2016, a Pré-Pauta de Reivindicações dos trabalhadores nas usinas e destilarias que produzem álcool/açúcar, no Estado de São Paulo. Reunidos em Seminário de Negociação Coletiva, em Praia Grande SP, os dirigentes presentes avaliaram os números e dados do setor fornecidos pelo DIEESE e também discutiram as estratégias para a negociação coletiva. Ao término do evento, a Pré-Pauta de Reivindicações da categoria foi deliberada.  O presidente do Sindalquim, Almir Fagundes e os diretores Ilson Martins e Paulo Dinallo estiveram presentes na montagem da pauta. A data-base é 1° de maio.

Entre os destaques de reivindicações aprovadas está o reajuste salarial da Inflação (INPC integral) + 2% de Aumento Real. Até o dia 10 de abril, os Sindicatos que estavam presentes se comprometerão em irão realizar assembleias em suas bases para aprovação da Pré-Pauta. A previsão decidida entre os participantes é de entregar a pauta a partir do dia 11 de abril. Em seguida, ela sera entregue aos representantes patronais da UNICA. A Fequimfar e seus sindicatos filiados representam mais de 30 mil trabalhadores distribuídos em todo o Estado mobilizados pelo reajuste salarial, aumento real, em defesa do emprego e por melhores condições de trabalho.

“Um dos setores que mais sofreu nos últimos tempos está retomando o fôlego com índices que mostram o aumento do consumo de álcool combustível, aumento nas vendas de etanol hidratado, anidro e açúcar e lucros em várias empresas do setor. Sendo assim, a categoria estará mobilizada e unida para que possamos conquistar reajustes que condizem com a realidade do setor. Reafirmamos também nosso comprometimento na instalação de grupos permanentes de discussão por empresas, objetivando sempre a luta por mais direitos e conquistas para a categoria”, afirmou o presidente da Fequimfar, Sérgio Luiz Leite, o Serginho.

“Sabemos que todas as cláusulas são muito importantes e entre nossas principais bandeiras de luta estão a defesa do emprego, reposição das perdas salariais, aumento real, entre vários outros benefícios que lutamos pela manutenção e ampliação”, afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes.