Pauta de reivindicações do setor do álcool/etanol é entregue aos representantes patronais

No último dia 11 de abril de 2016, o Sindalquim esteve representado, através dos seus diretores, Almir Fagundes, Ilson Martins, Maristela Aparecida Camilo e Paulo Dinallo, em conjunto com a direção da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo), e de seus Sindicatos filiados, entre eles, do Sindalquim, na entrega da pauta de reivindicações dos trabalhadores nas usinas e destilarias que produzem álcool/etanol e açúcar e outros, no Estado de São Paulo, aos representantes patronais da ÚNICA (União da Industria de Cana de Açúcar), na sede da Fequimfar, em São Paulo.  Entre as reivindicações da pauta deste ano está o reajuste salarial, que é a Inflação (INPC, referente ao período de 1º de maio de 2015 até 30 de abril de 2016) + 2% de aumento real. Hoje, os sindicatos filiados a Fequimfar representam cerca de 30 mil trabalhadores distribuídos em todo o Estado de São Paulo, onde os mesmos já estão sendo mobilizados e conscientizados pelo reajuste salarial e aumento real.  A data-base é 1° de maio.

“Um dos setores que mais sofreu nos últimos tempos está retomando o fôlego com índices que mostram o aumento do consumo de álcool combustível, aumento nas vendas de etanol hidratado pelos distribuidores de combustíveis e lucros em várias empresas do setor. Sendo assim, a categoria estará mobilizada e unida para que possamos conquistar reajustes que condizem com a realidade do setor. Reafirmamos também nosso comprometimento na instalação de grupos permanentes de discussão por empresas, objetivando sempre a luta por mais direitos e conquistas para a categoria”, afirmou o presidente da Fequimfar, Sergio Luiz Leite.

O presidente do Sindalquim, Almir Fagundes, que participou da assembleia geral extraordinária, referente a pauta do setor do álcool, falou sobre a negociação deste ano. “Mais uma vez, sabemos que os representantes patronais vão querer se agarrar a atual crise política e financeira do país. Isso não é novidade para os trabalhadores, mas deixamos claro que o setor sucroalcooleiro está muito melhor do que nos últimos anos e por esse motivo vamos manter todos os trabalhadores da nossa categoria unidos e mobilizados.  Vamos lutar com todo empenho para conseguir aumento real de salário para os trabalhadores. Os trabalhadores já estão atentos as negociações que vão ocorrer a partir de agora. todas as vezes que os diretores do Sindalquim comparecerem na empresa, esperamos que os companheiros possam parar para participar das assembleias e ficarem informados através dos nossos boletins”, afirmou Fagundes.