Após nova assembleia e reajuste no ticket, trabalhadores aprovam proposta salarial na Usina Malosso

Os trabalhadores da Usina Malosso, de Itápolis/SP, aprovaram, no dia 26 de julho de 2016, durante assembleia em votação em escrutínio secreto, a proposta de reajuste salarial de 9,83%, referente ao acordo coletivo de trabalho do setor do álcool/etanol de 2016/2017. Eles haviam rejeitado a proposta, no dia 20 de julho, mas com a nova proposta apresentada pela empresa, que também concedeu o reajuste de 9,83% no ticket alimentação, os trabalhadores aprovaram por 50 votos favoráveis e 36 contrários. Mesmo com a nova proposta, a diferença foi de apenas 14 votos, isso mostra a insatisfação dos trabalhadores com a empresa. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool Químicas e Farmacêuticas de São José do Rio Preto – SP e Região – Sindalquim – Almir Fagundes, falou sobre os acordos fechados até aqui. “O ano está muito complicado, as empresas estão irredutíveis, mas com muita força e fé estamos conseguindo avançar nas negociações. Na negociação com a Malosso, além de conquistar o percentual nos salários também  conseguimos aumento no ticket, o que é um benefício importante para as famílias, além de manter as demais cláusulas do acordo coletivo de trabalho”, afirmou Fagundes. Até o momento somente o Grupo Cofco, de Sebastianópolis do Sul e Meridiano e também a Usina Moema Bunge, de Orindiúva, não fecharam o acordo coletivo. “Infelizmente as empresas que mais tem condições de aplicar o reajuste no salário dos trabalhadores são as que mais dão trabalho para fechar o acordo”.