Funcionários de usina fazem protesto em Icém

Cerca de 150 funcionários da Usina CBAA e representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e Região (Sindalquim) organizaram uma passeata pelas ruas de Icém. A manifestação deve ocorrer hoje. Os trabalhadores vão se reunir às 9 horas na praça central da cidade. Eles alegam estar com contas atrasadas em decorrência da falta de pagamento do salário, 13º salário, Participação nos Lucros e Resultados e ticket alimentação. O movimento deve ser reforçado por parentes dos trabalhadores.

De acordo com Almir Fagundes, presidente do Sindalquim, desde ontem os trabalhadores cruzaram os braços. Já fora m realizadas diversas rodadas de negociações com a empresa, mas o pagamento ainda não foi efetuado. Vamos fazer essa manifestação para tentar sensibilizar a população de Fronteira (MG) e Icém, de onde são 90% dos trabalhadores, porque eles estão com as contas atrasadas e sem nenhum crédito, afirmou Fagundes. Segundo ele, a empresa teria se comprometido agora a efetuar o pagamento dos salários no dia 24, já que não ocorreu dia 13, conforme teria sido prometido anteriormente. Cada vez eles prometem uma coisa e não cumprem, afirmou.

Fonte: Diário da Região, em 19/02/2009