Funcionários de usina em Icém decidem parar

Parte dos trabalhadores da usina CBAA em Icém paralisaram as atividades por tempo indeterminado. A decisão foi tomada ontem durante um protesto onde participaram cerca de 200 pessoas, entre funcionários e familiares. Os funcionários protestam contra a falta de pagamento relativo a dezembro e janeiro últimos, a segunda parcela do 13º salário e outros benefícios. O protesto continua hoje. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e Região (Sindalquim), que representa cerca de 150 trabalhadores da usina, vai promover um churrasco a partir do meio-dia na praça central de Icém. Segundo o presidente do Sindicato, Almir Fagundes, os trabalhadores irão ficar parados enquanto a direção da usina não efetuar os pagamentos.

De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, o salário de dezembro já foi pago e o de janeiro iria ser depositado ainda ontem. Já o restante do 13º salário e outras verbas em atraso deverão ser pagos no início de março. A usina tem cerca de 700 funcionários, segundo a assessoria, e somente parte aderiu à greve. As dificuldades financeiras que geraram a inadimplência, ainda de acordo com a assessoria, seria resultado de uma série de problemas enfrentados por todo o setor de açúcar e álcool. A empresa estaria tentando cumprir seus compromissos, sem a necessidade de demissão em massa como tem ocorrido em outros setores, em função da crise mundial.

Fonte: Diário da Região, em 20/02/2009