Bancada sindical no Codefat consegue extensão do abono salarial

As centrais sindicais conseguiram nesta quarta-feira 31, durante reunião do Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), a extensão até 31 de dezembro da retirada do abono salarial referente ao ano de 2014. Esse prazo já havia se estendido de julho para a data de hoje, mas, ainda assim, cerca de 1 milhão de empregados ainda não compareceram aos postos oficiais para obter seus benefícios. Agora, o prazo foi estendido até 31 de dezembro. O abono é de um salário-mínimo proporcional aos meses trabalhados com carteira assinada no ano de referência. Assim, quem ficou empregado durante 12 meses tem a receber o abono integral, enquanto quem teve apenas um mês de carteira assinada, por exemplo, tem 1/12 a retirar. O presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas do Estado de São Paulo (Fequimfar), Sergio Luiz Leite, faz parte do Conselho.

“Sem dúvida foi uma vitória do diálogo”, afirma o sindicalista Sérgio Luiz Leite, presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas do Estado de São Paulo (Fequimfar) e 1º secretário da central Força Sindical. Todas as seis centrais brasileiras participam do Conselho.

“Mostramos ao ministro Ronaldo Nogueira (do Trabalho) que mais de um milhão de trabalhadores ainda não haviam retirado o benefício”, explicou Serginho ao BR:. “Ele entendeu a situação e se comprometeu a tratar do assunto com o presidente Michel Temer”, prosseguiu.

Como foi combinado, mas em alta velocidade, Nogueira consultou Temer nesta mesma quarta 31, apesar de todas as atribulações do dia passado entre a votação do impeachment de Dilma Rousseff, a posse do próprio Temer e a viagem presidencial à China. Ele aproveitou a reunião ministerial com Temer no final da tarde para levar a reivindicação e saiu dela com a garantia de que o benefício poderá ser retirado até 31 de dezembro.

“O ministro foi ágil e se mostrou, mais uma vez, muito respeitoso diante das posições das centrais sindicais”, comentou o sindicalista do setor químico. “E Temer soube aproveitar a deixa para ultrapassar a burocracia e atender ao trabalhador. Todos saíram ganhando”, finalizou Serginho.

A partir desta quinta-feira 1, o Ministério do Trabalho fará a comunicação oficial da extensão da retirada do benefício.